Corrida pela Saúde do Instituto do Câncer está com inscrições abertas

Prova busca ressaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção à enfermidade

dom, 23/02/2020 - 16h32 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

O Instituto do Câncer de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), um dos maiores centros de atendimento oncológico da América Latina, permanece com inscrições abertas para a 6ª edição da Icesp Run, corrida e caminhada pela saúde.

O evento será realizado em 17 de maio, a partir das 7h, com largada na Praça Charles Miller, no Complexo Esportivo do Pacaembu, na capital. A prova, que deve reunir até 3 mil participantes, busca ressaltar a importância da prática de atividades físicas regulares como medida de prevenção ao câncer e também como forma de auxiliar na reabilitação de pacientes já diagnosticados com a doença.

Além disso, a união entre as provas para adultos e as baterias kids, para crianças entre 4 e 13 anos, tem o objetivo de reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde desde a infância até a vida adulta.

Assim como nos anos anteriores, a Icesp Run conta com percursos de 5k e 10k para corrida, além da caminhada de 5k. A proposta é contemplar todos os públicos, reunindo os mais experientes e preparados e incentivando os primeiros passos daqueles que estão começando e fazem questão de participar.

“A realização de exercícios com frequência contribui para o aumento da imunidade e também na redução da inflamação corporal e na melhora da composição corpórea, trazendo ainda benefícios à mente, como o aumento da autoestima, melhora do sono e maior sensação de bem-estar”, explica o cirurgião do Aparelho Digestivo e integrante do Conselho Diretor do Instituto do Câncer, Ivan Cecconello.

Prevenção

De acordo com o médico, é papel da unidade incentivar cada vez mais a adoção de hábitos saudáveis, com a atividade física como grande aliada quando se fala em prevenção, uma vez que pode combater a obesidade e auxilia no equilíbrio hormonal, que podem representar fatores de risco para o desenvolvimento da enfermidade.

“Nosso objetivo, com a corrida, é promover saúde. É uma forma muito poderosa de prevenir doenças como o câncer”, salienta Roger Chammas, Presidente do Conselho Diretor do Instituto.

Os interessados em participar podem fazer sua inscrição online pelo site www.corridaicesprun.org.br. O resultado financeiro da prova será integralmente revertido para a promoção de projetos de assistência, pesquisa e humanização no Instituto do Câncer.

“É um evento muito importante porque incentiva a saúde por meio da corrida e caminhada, além da diversão”, revela o enfermeiro e corredor de outras edições Joab Julião. “Existe muita vida depois da enfermidade. Obrigada, Instituto do Câncer”, agradece a sanitarista Anne Ebbinghaus Carrara.