Corregedoria Geral da Administração lança site mais interativo

Intenção é aproximar o trabalho do órgão de gestores e do público em geral

seg, 29/03/2010 - 17h52 | Do Portal do Governo

A Corregedoria Geral da Administração do Estado colocou no ar nesta segunda-feira, 29, o novo site da instituição. O novo layout aproxima o site das outras páginas do Governo paulista na internet e traz uma maior interação com o usuário.

“A idéia era estreitar o relacionamento com a administração pública e com os cidadãos pelos meios eletrônicos. Então, com essa nova interface conseguimos inclusive mostrar as ações da forma mais transparente possível”, afirmou o presidente da Corregedoria, Rubens Rizek Júnior.

Desde 2007, a Corregedoria vem trabalhando para que muitas de suas ações e contatos com os gestores públicos possam ser feitas on line. Com a implantação dos novos sistemas em sua página na internet, o órgão conseguiu – e agora terá mais avanços ainda neste sentido – diminuir o fluxo de papéis entre as secretarias, gabinetes e outros órgãos do Governo paulista e a própria Corregedoria Geral. Isso além de ser uma medida sustentável, colabora com a desburocratização dos serviços da Instituição.

O sistema de denúncia online, criado a pedido do governador José Serra no início do mandato, é um dos que mais colabora com as ações de fiscalização da Corregedoria Geral. “Através dele, o usuário, que muitas vezes não sabe como proceder, para onde encaminhar ou como organizar uma denúncia sobre a administração pública, pode colaborar”, esclareceu o presidente da Instituição.

Também é por meio da interação do site que os dirigentes públicos fazem suas declarações de bens. Todo gestor (secretários, chefe de gabinete, presidente de autarquia, entre outros) precisa fazer esta declaração todo ano. A partir disso, a Corregedoria analisa e compara o rendimento do funcionário com seu aumento patrimonial. “Essa é uma maneira de combater também a corrupção”, disse Rizek Júnior.

Outra novidade é o sistema de Controle de Convênios de Entidades. A partir dele, todas as instituições sem fins lucrativos que têm ou pretender firmar convênios com o Governo do Estado deverão se cadastrar e a partir desse procedimento, a Corregedoria fará in loco uma inspeção para verificar as informações fornecidas. “O projeto tem nome de Cadastro Positivo de Entidades. Diante desse projeto, os gestores públicos apenas poderão firmar convênios com entidades cadastradas”, explicou o presidente da Corregedoria, que acredita que o sistema esteja completamente disponível em meados de junho.

O Programa de Interoperabilidade de Sistemas é um projeto da Corregedoria que pode ser conhecido melhor no novo site. Trata-se da intenção de colocar todos os sistemas de controle do Estado dentro de uma única interface, de forma a abranger todos os aspectos da gestão pública, inclusive a interface com os municípios na aplicação de recursos do Estado, sobretudo nos programas e projetos de realização descentralizada.  

Do Portal do Governo do Estado