Corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara recebe 30 novos ônibus

Os outros dez ônibus adquiridos pela Metra circularão no decorrer deste ano

sex, 25/05/2007 - 19h24 | Do Portal do Governo

A Metra, concessionária da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP responsável pela operação do Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara, investiu R$ 7,5 milhões em 30 novos ônibus, 20 deles já em circulação a partir desta sexta-feira, 25 de maio, dia em que a empresa comemora dez anos de atividade.

Os outros dez ônibus adquiridos pela Metra circularão no decorrer deste ano. Ainda não estão definidas quais linhas terão seus veículos substituídos.

Os novos ônibus são do tipo padron, diesel, com 13,2m de comprimento, maiores do que os veículos atuais (11m) e com maior capacidade de transporte. Quando os 30 ônibus estiverem em circulação, estima-se que a média diária de 240 mil pessoas transportada no Corredor será acrescida de 15 mil passageiros.

A frota atual da Metra é de 255 veículos e desse total, 24% obedecem aos conceitos de acessibilidade, com pisos baixos do tipo low entry e low floor que facilitam o acesso de usuários de baixa mobilidade. Do total da frota, 46% dos ônibus têm som ambiente, 40% possuem transmissão automática e 40% são dotados de itinerário eletrônico.

A Metra foi constituída com o fim específico de operar o Corredor Metropolitano São Mateus / Jabaquara e a sua extensão Diadema / Brooklin, atravessando os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. A concessão promovida pela EMTU/SP foi a primeira no transporte público do país e se estenderá pelos próximos dez anos.

Além da operação, são responsabilidades da Metra a manutenção e conservação da infra-estrutura e do sistema viário.

Da EMTU