Corredor Ecológico Cantareira-Mantiqueira completa nove anos

Área corresponde a 30 mil hectares de áreas de proteção; projeto serviu como base para criação das Unidades de Conservação

qui, 04/04/2019 - 10h29 | Do Portal do Governo

Com a proposta de aumentar a proteção ambiental e dos recursos hídricos em São Paulo, foi criado em 2010 o corredor Ecológico Cantareira-Mantiqueira, que reúne os parques Itaberaba, Itapetinga, Floresta Estadual de Guarulhos e o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande. Juntos, eles correspondem a nada menos do que 30 mil hectares de áreas de proteção integral.

Esse projeto, chamado de Contínuo Cantareira, serviu de base para a criação das Unidades de Conservação (UCs) e teve como um dos principais objetivos a conectividade dos fragmentos florestais e a proteção da biodiversidade, após estudos que evidenciaram a presença de felinos na região.

“A criação e consolidação das unidades do Contínuo Cantareira hoje é um patrimônio natural dos paulistas, e sua conservação é fundamental ao estabelecimento de áreas protegidas para a biodiversidade e serviços ambientais”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Diversos estudos ressaltaram a importância do Corredor Cantareira-Mantiqueira, grande responsável pela proteção da biodiversidade dessa região.