Conversa com governador destaca vacina da febre amarela

Novo prazo vai até o dia 2 de março; cerca de 5,8 milhões de pessoas ainda deverão comparecer aos postos nas próximas duas semanas

ter, 20/02/2018 - 7h31 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde decidiu prorrogar até o dia 2 de março a campanha de vacinação contra febre amarela, com a finalidade de ampliar a cobertura vacinal. Cerca de 5,8 milhões de pessoas ainda deverão comparecer aos postos nas próximas duas semanas. “Foram escolhidas 54 cidades  como prioridade, principalmente pela concentração de mata na região. Ainda faltam quase 6 milhões de pessoas para serem vacinadas,” explicou o governador Geraldo Alckmin.

A campanha começou em 25 de janeiro e visa imunizar 9,2 milhões de pessoas ainda não vacinadas, em 54 cidades.”Quero ressaltar que a vacina é segura e tem vacina para todo mundo. Ela é a melhor forma de proteger as pessoas contra a doença. Desde 2016 nós intensificamos a vacinação no Estado de São Paul. Só no ano passado 7 milhões de pessoas foram imunizadas,” disse.

A campanha está sendo realizada com dose fracionada da vacina, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O frasco convencionalmente utilizado na rede pública poderá ser subdividido em até cinco partes, sendo aplicado assim 0,1 mL da vacina.

Estudos evidenciam que a vacina fracionada tem eficácia comprovada de pelo menos oito anos. Estudos em andamento continuarão a avaliar a proteção posterior a esse período. As carteiras de vacinação terão um selo especial para informar que a dose aplicada foi a fracionada.

A região com menor cobertura vacinal ainda é a Baixada Santista, com 23,1%. No Vale e Litoral, a cobertura é de 33,1%. O Grande ABC tem 36% e a capital atingiu 46,2%, imunizando mais de 1,5 milhões dos 3,3 milhões de moradores dos distritos definidos na campanha.