Construção da Fatec de Barueri entra na fase final

Unidade começará a funcionar em agosto com o curso de Comércio Exterior

seg, 06/07/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

As obras da Fatec (Faculdade de Barueri) estão na fase final. A unidade começa a funcionar em agosto, com o curso de Comércio Exterior. Para concorrer às 80 vagas, 438 estudantes prestaram vestibular no dia 28 de junho.

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin e o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, inspecionaram as obras na última sexta-feira, 3. “No ano que vem, vamos instalar o curso de Produção de Materiais Plásticos”, anunciou Alckmin.

As obras começaram há cerca de um ano. A prefeitura construiu o prédio no valor de cerca de R$ 14 milhões, além dos serviços de infraestrutura viária. A Fatec tem 7,2 mil m² de área construída, conta com 21 salas de aula, sete laboratórios, auditório para 170 pessoas, biblioteca, quadra coberta e estacionamento interno com 128 vagas. A Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Centro Paula Souza, investirá R$ 500 mil para equipar e mobiliar a unidade – também será responsável pela gestão da faculdade.

Barueri também terá uma Escola Técnica (Etec) no município. “A Etec será construída ao lado da Fatec, do Senai e da Câmara Municipal, onde também teremos a Praça dos Estudantes”, afirmou Furlan.

Com previsão de início para o segundo semestre de 2010 e capacidade para 720 alunos, a escola será voltada para a área da saúde, com os cursos de Enfermagem, Órtese e Prótese e Radiologia Médica, além do Ensino Médio. “Hoje em dia, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para uma pessoa melhorar seu salário, precisa investir em conhecimento, e Barueri está dando essa oportunidade com a Fatec e a Etec”, disse Alckmin.

Região Metropolitana de São Paulo

Atualmente, estão em funcionamento 15 Etecs na Região Metropolitana de São Paulo. Estão previstas mais oito escolas técnicas até o final de 2010.

Quanto às Fatecs, existem oito unidades em funcionamento e mais três que iniciarão as aulas até o fim do próximo ano.