Conservação em terras privadas é tema de seminário em São Paulo

Evento integra comemorações do Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, para conscientizar sobre proteção do bioma

seg, 03/06/2019 - 16h41 | Do Portal do Governo

Representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) participaram do Seminário Nacional sobre Conservação em Terras Privadas, promovido pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, na última quinta-feira (30), na capital paulista.

Um dos biomas mais ricos em diversidade de espécies, a Mata Atlântica abrange cerca de 15% do total do território brasileiro. Assim, em 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, de modo a conscientizar sobre a conservação da floresta.

Na abertura do encontro realizado em São Paulo, o secretário-executivo de Meio Ambiente, Eduardo Trani, citou ações da pasta para a proteção do meio ambiente, como o estudo para criação de novas áreas protegidas, o Programa Nascentes, de restauração ecológica, planos de manejo e a concessão de áreas de uso público com foco em conservação.

“O território paulista está comprometido em aumentar as áreas de conservação e segue firme no propósito de avançar na agenda ambiental e proteger o meio ambiente para valorizar nosso Estado”, ressaltou.

Biodiversidade

Além dessas ações, a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, ressaltou a importância do trabalho conjunto com o proprietário das áreas para proteção do meio ambiente, como ocorre com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

“Devemos pensar em outros desenhos jurídicos para a proteção da biodiversidade. Temos o programa Cetesb de Portas Abertas, que contribui para avançar na agenda ambiental, que signifique melhorias do ponto de vista da proteção da Mata Atlântica”, salientou.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), Clayton Lino, todas as ações são relevantes para proteger o bioma que abriga a maior diversidade biológica do país, com importância econômica, social e ambiental. Segundo ele, a conservação pública e privada é fundamental para preservar a biodiversidade e para o desenvolvimento sustentável.

Livros

O seminário ocorreu até a última sexta-feira (31) e integrou a programação da Semana Mata Atlântica 2019, promovida pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), pela Rede de ONGs da Mata Atlântica e a apoio da Sima, entre os dias 28 e 31 do mês passado.

A abertura do seminário contou com o lançamento dos livros “Mata Atlântica e Sociobiodiversidade – desafios e caminhos para a sustentabilidade”, que aborda o uso sustentável dos produtos da Mata Atlântica, e “RPPN Cultura e Natureza”, um livro-expedição sobre 81 RPPNs, que descreve as características mais importantes de cada área, a biodiversidade existente e o papel na conservação dos recursos naturais remanescentes em terras privadas.