Conjunto Hospitalar de Sorocaba conta com novo modelo de gestão

Unidade do município do interior paulista terá reforço de Organização Social que administra vários hospitais do Estado

seg, 03/09/2018 - 16h42 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (3), o governador Márcio França realizou uma visita técnica ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no interior paulista, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Na ocasião, foram anunciados investimentos, por meio da assinatura de um novo contrato de gestão do CHS.

“A partir de agora, teremos um reforço importante de uma Organização Social de Saúde experiente e que já administra vários hospitais no Estado. Já adotamos esse modelo de cogestão em algumas unidades e é o que dá mais resultado”, ressalta Márcio França.

“A OSS administra e todos os funcionários são mantidos, além das garantias. Isso representa R$ 150 milhões a mais, do povo de São Paulo, que inseriremos na saúde pública de Sorocaba a partir do ano que vem”, acrescenta o governador.

De acordo com Márcio França, a saúde pública da região conta, em 2018, com R$ 15 milhões. Ainda nesta segunda-feira (3), o governador visitou as instalações da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba e conversou com os gestores da unidade.

Atendimento

Vale destacar que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba teve origem no Hospital Prof. Dr. Linneu Mattos Silveira, conhecido por Hospital Regional, inaugurado em novembro de 1969, com 300 leitos. Anos depois, foi construído o Hospital Leonor Mendes de Barros, inicialmente apenas para diagnosticados com tuberculose, que também integra o CHS.

O espaço é responsável pelo atendimento do nível terciário de 48 municípios do sudoeste paulista, com uma população de mais de 3 milhões de habitantes. Hospital com neurocirurgião de plantão, o CHS é referência em trauma para toda a região.

No complexo, são atendidos cerca de 16 mil pacientes por mês. A unidade possui 450 leitos, dos quais 350 fixos e 100 móveis. Ao todo 1,5 mil funcionários, dos quais 350 médicos, atuam no local.