Conheça os projetos vencedores do Prêmio Acessa SP

Entre 12 finalistas, foram anunciados os três melhores trabalhos de duas categorias

ter, 30/03/2010 - 9h57 | Do Portal do Governo

Os autores dos melhores projetos de inclusão digital desenvolvidos em postos do programa Acessa SP foram premiados na segunda-feira, 29. A cerimônia da primeira edição do Prêmio Acessa SP, ciclo 2009, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Entre os 12 finalistas, foram anunciados os três melhores trabalhos de duas categorias, “projetos ativos” e “projetos concluídos”. Da primeira categoria, venceram os projetos “Criança Conectada Inventa História”, desenvolvido no Acessa SP de Herculândia; “Acessa Cinema”, do posto de Santa Rosa do Viterbo; e Dedos e Pincéis, trabalho realizado com a comunidade de Anhembi.

Os três vencedores da categoria Projetos Concluídos foram: “Desenvolvendo Currículo e uma Boa Entrevista”, projeto realizado em São Lourenço da Serra; “Culinária x Informática”, do Acessa SP de Ilha Solteira; e “Construindo Conhecimento”, da unidade do município de Tejupá. Aos vencedores foram entregues notebooks, troféus e câmeras digitais. Todos os finalistas receberam câmeras digitais. 

Melhor projeto

O Prêmio Acessa SP também premiou a melhor iniciativa entre os finalistas. Eleito com a maior pontuação na avaliação da comissão julgadora, o trabalho “Desenvolvendo Currículo e uma Boa Entrevista”, de autoria do monitor Junio Cesar da Silva, foi o vencedor, com 353 pontos. O primeiro colocado, entre os outros prêmios entregues aos vencedores, também beneficiou o posto em que atua com a substituição dos computadores. 

Prêmio Acessa SP

Voltado para monitores e parceiros, o Prêmio Acessa SP é uma iniciativa da Secretaria de Gestão Pública que tem o objetivo de valorizar trabalhos de inclusão digital registrados na Rede de Projetos, ambiente virtual de troca de experiência entre os projetistas. 

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas na área de Tecnologia da Informação, que consideraram a relevância do projeto ante a necessidade do público, o caráter inovador, a possibilidade de multiplicação e a produção de conhecimento.

“O Prêmio Acessa SP é uma forma de estimular o uso das unidades do programa em projetos de capacitação e de reconhecer o trabalho de monitores e parceiros do programa. São verdadeiros agentes de inclusão digital, que por meio de projetos que envolvem as comunidades, têm um importante papel na transmissão do conhecimento da informática ao cidadão”, afirmou o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo. 

Acessa SP

O Acessa SP oferece conteúdo diferenciado além do acesso gratuito à internet banda larga. Os monitores do programa, durante as capacitações, são incentivados a envolver as comunidades em cursos com temas relacionados à educação, cultura, economia, emprego e trabalho, e saúde. São mais de 700 iniciativas registradas no Portal da Rede de Projetos do Acessa SP (http://rede.acessasp.sp.gov.br/), que serve como ambiente virtual de compartilhamento das experiências dos monitores.  

Vinculado à Secretaria de Gestão Pública e gerido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), o Acessa SP chega à marca de 1,8 milhão de usuários cadastrados. Em nove anos, o programa de inclusão digital já realizou mais de 45 milhões de atendimentos. Atualmente, 520 municípios são atendidos pelo programa que tem 591 postos.

Da Secretaria de Gestão Pública