Conheça os projetos de modernização e expansão da CPTM

Além da revitalização das seis linhas, companhia concentra esforços para implantação de projetos de modernização e expansão em alguns pontos. Confira

seg, 23/09/2013 - 10h59 | Do Portal do Governo

Expresso Leste até Suzano
Atualmente, o Expresso Leste é o trecho de 24 km da Linha 11-Coral, que vai da Estação da Luz até a estação Guaianazes. Com a ampliação, o serviço vai ligar Guaianazes à estação Suzano. Para isto, já foram adquiridos nove novos trens que serão incorporados à frota da CPTM. Também estão em andamento as obras de infraestrutura e de reconstrução das estações Ferraz de Vasconcelos e Suzano, além da readequação da estação Poá.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Visualize o Mapa da CPTM e o Mapa dos Transportes Metropolitanos.

LEIA TAMBÉM
CPTM interliga 22 municípios e está se modernizando
Desde 2010 quase um milhão de usuários já passaram pela Ciclovia Rio Pinheiros da CPTM

Modernização do trecho Itapevi-Amador Bueno 
Com 6,3 km de extensão, a obra inclui a reconstrução das estações Amador Bueno e Santa Rita da Linha 8-Diamante, e também a reforma da via férrea do trecho.

Extensão da Linha-9 entre Grajaú e Varginha
No projeto de extensão ferroviária, a partir da estação Grajaú serão implantados mais 4,5 km de vias e duas novas estações: Mendes e Varginha. O investimento é da ordem de R$ 350 milhões. As empresas e consórcios que poderão participar da licitação para execução das obras de extensão da Linha 9-Esmeralda de Grajaú a Varginha já foram pré-qualificados. O próximo passo será receber as propostas financeiras e homologar o vencedor.

Implantação da Linha 13-Jade (Expresso Guarulhos-Cumbica)
A futura linha fará a ligação entre a rede metroferroviária e o município de Guarulhos, atendendo também ao aeroporto internacional André Franco Montoro (Cumbica), o mais movimentado do Brasil. Haverá cerca de 11 km de vias, entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), e o aeroporto. Serão construídas duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da reconstrução da estação Engenheiro Goulart, onde haverá transferência entre as linhas 12 e 13. O investimento estimado é de R$ 1,2 bilhão. Em dezembro de 2012 foi lançado o edital de pré-qualificação dos consórcios interessados na execução das obras civis da Linha 13.

Do Portal do Governo do Estado