Conheça o programa Nascentes: proteção e recuperação de matas ciliares

Entre os benefícios estão a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, minimizando processos erosivos e conservando os recursos hídricos

sex, 05/06/2015 - 13h17 | Do Portal do Governo

Com a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água, o programa Nascentes tem por objetivo aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água. O projeto envolve proprietários locais, prefeitura, sindicato, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, conta com investimentos públicos e privados.

E por que as matas ciliares são tão importantes? Dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, esse tipo de vegetação forma uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios, entre eles a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.

LEIA TAMBÉM
Primatas nativos são amparados por Comissão de Proteção Permanente 

Ações

Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

primeiro plantio de mudas aconteceu no dia 20 de março no município de Piracaia, na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ). A previsão é que sejam plantadas mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais, próximas da Represa da Cachoeira.

Já a segunda frente teve início no dia 30 de abril, e prevê a restauração ecológica de 371 hectares de matas ciliares na bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. No total, serão utilizadas 618.983 mudas de 80 espécies nativas da Mata Atlântica que serão plantadas em 10 áreas localizadas no reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, pertencente à Companhia Energética de São Paulo (Cesp).

E nesta última quarta-feira, 3, o Programa Nascentes avançou mais um pouco com o lançamento da terceira frente de trabalho na cidade de Joanópolis. A nova etapa será executada em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), uma das regiões prioritárias do programa por apresentar grande demanda de água para abastecimento público.

Mais informações no site da Secretaria do Meio Ambiente

Do Portal do Governo do Estado