Conheça algumas realizações da Secretaria da Saúde em 2009

Secretaria tem importantes recordes no ano, marcado também pela inauguração de AMEs e sucesso da Lei Antifumo

qui, 31/12/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde termina 2009 com um balanço de recordes atingidos em algumas de suas ações. Entre elas, a obtenção do menor índice de mortalidade infantil da história do Estado, a marca de mais de 1 milhão de mamografias em mutirões e a entrega do maior Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Estado no bairro de Heliópolis, na Capital. Mais um destaque vai para a aprovação da Lei Antifumo, pioneira no País e copiada por outros Estados.

Várias AMEs foram entregues em regiões que ainda não eram atendidas pelo programa. No litoral paulista, a primeira cidade a receber um ambulatório do tipo foi Caraguatatuba. Em seguida, o primeiro a atender especificamente a Baixada Santista foi inaugurado em Santos, seguido pelo AME da Praia Grande. Piracicaba, Jales, São José do Rio Preto, Dracena, São José dos Campos e o bairro Heliópolis, na Capital, tiveram ambulatórios entregues em 2009. Além disso, Bauru, Lorena, Santo André, Andradina e Araçatuba receberam o anúncio de que em 2010 terão suas unidades.

O bairro de Heliópolis, na Capital, ganhou um ambulatório médico com capacidade para 416 mil consultas com especialistas e 15,9 mil cirurgias por ano. Este é o maior AME do Estado. Com 16 mil metros quadrados de área construída, é o primeiro centro ambulatorial do Brasil a contar com serviço de ressonância magnética. O espaço tem seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.

Saiba mais sobre os AMEs:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206464&c=6
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206542&c=6

Índice de Mortalidade Infantil

O Estado de São Paulo anunciou em 2009 um recorde histórico quando se trata do índice de mortalidade infantil. Os dados divulgados pelo balanço da Secretaria da Saúde mostram que a taxa ficou em 12,5 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidas vivas em 2008. Ano a ano São Paulo vem conseguindo reduzir as mortes infantis. Em 2007 o índice havia sido de 13.

Procurando reduzir ainda mais estes números, neste ano, o Governo deu início ao maior programa de combate à mortalidade infantil e materna já criado no Estado. O projeto tem como pilares o investimento em capacitação de médicos e enfermeiras que atuam nas maternidades públicas, aquisição de equipamentos para melhoria da assistência hospitalar e distribuição de materiais de orientação às gestantes e aos municípios paulistas. Cerca de 500 médicos e enfermeiras-obstetras do SUS (Sistema Único de Saúde) receberam treinamento por meio do curso Advanced Life Support in Obstetrics.

Saiba mais sobre a redução da mortalidade infantil em São Paulo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202914&c=6

Lei Antifumo

Além da atitude pioneira do Estado de São Paulo em aprovar uma lei que proíbe o fumo em locais fechados de uso coletivo, em vigor desde agosto, o Governo paulista já divulgou estudos comprovando a eficácia da medida. Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que a lei ajuda a proteger até a saúde de pessoas que fumam, já que elas não estão mais expostas à fumaça do cigarro em ambientes fechados de uso coletivo. O trabalho do Incor é o primeiro no mundo a utilizar a variável biológica, o monóxido de carbono, como indicador de redução de risco de exposição ambiental à fumaça do cigarro.

Ampliando ainda mais as ações relativas ao combate ao tabagismo, a Secretaria da Saúde anunciou em setembro um novo programa para ampliar o tratamento das pessoas que pretendem parar de fumar. O plano prevê a capacitação de 3 mil equipes do Programa Saúde da Família no período de um ano, espalhadas por todo o Estado. Estas equipes vão a casas em comunidades carentes para realizar atender de problemas básicos de saúde, como diabete e hipertensão. O tratamento beneficiará aproximadamente 720 mil pessoas por ano.

Saiba mais os benefícios da Lei Antifumo:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206467&c=6

Mutirões

Outro recorde de 2009 na área da saúde foi a ultrapassagem da marca de 1 milhão de mamografias realizadas em mutirões. A demanda do Estado já foi superada com a sobra de 50 mil exames.

As crianças não ficaram de fora desse tipo de ação. Ribeirão Preto realizou mutirão de cirurgias pediátricas, no qual foram feitos procedimentos cirúrgicos de hérnia da parede abdominal e fimose. A ação atendeu a demanda dos 26 municípios da região.

Em dezembro, o Governo lançou mais um mutirão: de combate e prevenção ao câncer de pele. O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, completou em 2009 seu primeiro ano de funcionamento, comemorando um balanço de 100 mil procedimentos acumulados desde sua inauguração.

Saiba mais sobres os mutirões na área de saúde:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206012&c=6

Do Portal do Governo do Estado São Paulo