Conheça a singularidade de Osasco

Visitantes contam com várias opções de lazer com grandes centros comerciais, parques ecológicos, praças, museus, teatros e casas culturais

sex, 05/08/2016 - 19h51 | Do Portal do Governo

O município de Osasco, localizado na zona oeste da região metropolitana de São Paulo, está entre os principais pólos econômicos do estado e do país. A cidade conta com grandes indústrias e comércio. Conhecida como “cidade-trabalho”, aposta no turismo de negócios e conta com diversas opções gastronômicas e culturais.

Os visitantes contam com várias opções de lazer com grandes centros comerciais, parques ecológicos, praças, museus, teatros e casas culturais que retratam as origens e o desenvolvimento da história de Osasco.

Para quem procura aprender sobre diversidade, um bom passeio é a Casa de Angola. O espaço é voltado exclusivamente para a cultura africana. Possui duas Ocas, que estão interligadas por um galpão central. O teto é de tronco de eucalipto e a cobertura de piaçava. Já no Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, também conhecido como Chalé Brícola, um rico acervo mantém viva a história da cidade.

Para quem gosta de passeios em parque e de lugares tranqüilos, a cidade conta com diversos espaços verdes. Entre eles o Parque Chico Mendes que conta com quadras esportivas, campo de futebol society, viveiro de plantas, lago com peixes, minhocário e outras atrações.

O Parque Ecológico do Piratininga Ocupa uma área de 10 mil m², com infraestrutura para o visitante apreciar as mais de 130 árvores de 40 espécies nativas diferentes, as quase 15 mil plantas ornamentais, além da pista de caminhada, quiosques e o Borboletário Municipal.

Já o Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos é o lugar certo para quem busca o contato com a natureza. Possui lago com tartarugas e uma diversidade de peixes, quadras poliesportivas, aparelhos de ginásticas e um centro de educação ambiental.

Outro ponto muito visitado é o Calçadao. O famoso atrativo foi construído nos anos 70, para ser um shopping a céu aberto. Considerado o segundo maior centro comercial de Rua do Brasil após a Rua 25 de Março na capital, concentra lojas, galerias e as apreciadas barracas de alimentos.

Para quem gosta de gastronomia, a cidade é conhecida como capital do cachorro-quente
são vendidos cerca de 40 mil sanduíches diariamente nos mais de 350 carrinhos licenciados, 160 só na região central da cidade.

Além de tudo isso, a cidade ainda conta com o Ginásio Esportivo Professor José Liberatti que, além de sediar grandes campeonatos estaduais e nacionais, o espaço é o local de treino do time de vôlei feminino da cidade de Osasco.

Do Portal do Governo do Estado