Conheça a cultura japonesa no Memorial do Imigrante

Exposição mostra roupas inspiradas nos tradicionais quimonos japoneses

seg, 13/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria da Cultura de São Paulo, a exposição “Sansei Brasil – Um Olhar Ocidental”. Idealizada pela estilista Vanessa Mayumi Lo, neta de imigrantes japoneses, a mostra tem o objetivo de resgatar a história e cultura japonesa por meio das indumentárias orientais.

Até o dia 11 de agosto, serão expostas quatro peças em tamanho real e 10 miniaturas. Segundo Vanessa, as roupas são inspiradas nos tradicionais quimonos japoneses, que na atualidade ganharam cores radiantes, cortes mais ousados e modelagem diferenciada – mas sem perder as suas características marcantes.

As estampas ganham motivos florais delicados como a flor de cerejeira, conhecida no Japão como sakura. “Os tecidos utilizados continuam nobres, como o cetim e outros compostos por fibras naturais (algodão e linho), e foram selecionados criteriosamente para obter um ótimo resultado”, garante Vanessa.

Cultura oriental

O Memorial do Imigrante também abriga desde maio de 2008 a mostra “O Papel do Estado na Imigração Japonesa – Os Primeiros Imigrantes”. A exposição é constituída por um grande acervo de documentos utilizados pela antiga Hospedaria. Entre eles, está a lista de passageiros do Kasato Maru, navio a vapor que atracou no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908, com os primeiros 781 japoneses que chegaram ao Brasil.

Também estão expostos os livros de registros dos imigrantes, fotografias, bagagens, objetos pessoais e documentos como os passaportes.

Serviço
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser
Telefone: (11) 2692.1866
Ingressos: R$ 4,00 e ½ entrada para estudantes
Horário: das 10 às 17 horas
Mais informações, acesse o site: www.memorialdoimigrante.org.br