Confira o que foi destaque na semana

No início da semana o governador José Serra sobrevoou a cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, uma das mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Helicópteros […]

sáb, 09/01/2010 - 8h00 | Do Portal do Governo

No início da semana o governador José Serra sobrevoou a cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, uma das mais afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Helicópteros e embarcações foram usados para o resgate dos moradores e 300 profissionais da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes de saúde e geólogos foram envolvidos no socorro aos quatro mil desabrigados e cinco mil desalojados no município.

Três dias depois Serra voltou a São Luiz do Paraitinga para contabilizar os estragos causados pela chuva e ordenou os trabalhos, com início imediato, para a reconstrução da cidade Além de ações na área de segurança e habitação, foram liberados R$ 10 milhões e adotadas medidas emergenciais como a distribuição de medicamentos pelo Dose Certa, a isenção da taxa da Sabesp pela água consumida nos próximos meses e parcelamento de parte do ICMS para as empresas.

São Paulo já começou a receber as vacinas contra o vírus A H1N1. Ao todo são 41 milhões de doses que chegarão ao Instituto Butantan e serão distribuídas pelo Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Imunização deste ano. Os lotes virão dos Estados Unidos e da França. E boa parte chegará a granel, o que possibilitará ao Instituto a realização de testes, com a autorização da Anvisa, para que as doses tenham o dobro de rendimento com a mesma eficácia.

Concluído o Complexo Cebolão Castello Branco. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos e dar mais segurança aos motoristas que chegam à São Paulo pela Rodovia. Inaugurado pelo governador José Serra, o Complexo consiste em uma nova ponte de mais de 500 metros sobre o Rio Pinheiros, duas faixas a mais para quem chega a capital e novas obras no trevo de Jandira, no quilômetro 32 da rodovia.

Mais acesso ao conhecimento com a criação do Programa Cultura é Currículo. Uma parceria entre a Secretaria da Educação e o SESC pretende levar alunos da rede estadual de ensino às 32 unidades do SESC no interior e capital, em visitas monitoradas. Serão oferecidos o transporte e as merendas. E a expectativa é que 200 mil crianças participem das atividades culturais durante o ano.

Rio Claro recebe investimentos em diversas áreas. Duas estradas vicinais foram recuperadas na região, como parte do programa Pró Vicinais. Mais um posto do Acessa São Paulo também foi inaugurado E, para desafogar os hospitais da região, um AME. O ambulatório funcionará com mais de 20 especialidades e terá capacidade para atender mais de 500 mil pessoas.

Quadras de tênis e poliesportivas, parque infantil, pista de cooper, equipamentos de ginástica para a terceira idade, campo de futebol e ciclovias. É mais uma área de lazer que São Paulo acaba de ganhar com o Parque Leopoldina-Villas-Bôas, na Zona Oeste da capital. Duas vezes o tamanho do Parque da Aclimação, em breve ele abrigará também uma área para esportes radicais, terá o paisagismo ampliado e um jardim sensitivo, com plantas aromáticas e comestíveis, além de um museu com o acervo de Orlando Vilas Boas e uma Etec com cursos na área ambiental.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo