Confira o esquema das repartições públicas no 3º jogo do Brasil na Copa

Transportes do Estado antecipam horário de pico para atender torcedores

qui, 22/06/2006 - 9h40 | Do Portal do Governo

As repartições públicas do Estado vão encerrar o expediente às 14 horas nesta quinta-feira, 22 de junho, dia do 3º jogo da Seleção Brasileira na Copa da Alemanha. Apenas os serviços essenciais, como hospitais, delegacias, trens e Metrô, continuam atendendo, mesmo durante o horário do jogo.

O fechamento das repartições públicas foi autorizado pelo governador Cláudio Lembo, em decreto assinado no último dia 5 e publicado em 6 de junho no Diário Oficial.

A medida também é válida para os jogos das próximas etapas do campeonato, caso o Brasil se classifique.

As horas não trabalhadas deverão ser compensadas pelos servidores (1 hora diária), observada a jornada de trabalho e sob a determinação do superior hierárquico. A não compensação das horas de trabalho acarretará descontos na folha de pagamento.

Esquema especial dos transportes

Todo o sistema de transportes do Estado (Metrô; Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM; e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU) colocará à disposição dos usuários frota máxima antes do início da partida. Durante o horário do jogo, os trens da CPTM e do Metrô e os ônibus da EMTU continuam funcionando, porém, com intervalo maior entre os carros.

O Metrô implantará um esquema de circulação diferente do adotado nos dois primeiros jogos da Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira, o horário de pico será antecipado mais ainda e começará às 13h30. Os usuários terão à disposição toda a frota de trens até às 16 horas.

A nova estratégia foi definida porque o número de usuários ficou acima do esperado entre 14h30 e 15h30, pela coincidência no horário de saída dos funcionários de lojas, bancos e escritórios. Isso acarretou a formação de longas filas para entrada nas estações Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Anhangabaú, República e São Bento.

Para este jogo, o Metrô também enviou ofício à Federação Brasileira dos Bancos e à Associação Comercial de São Paulo solicitando que seja analisada a possibilidade de recomendar aos afiliados das instituições que seja antecipada a dispensa dos trabalhadores. O objetivo é evitar a concentração de pessoas no mesmo horário e possibilitar que a população retorne para as residências com segurança, tranqüilidade e conforto.

Além de reforçar a frota em circulação, também haverá aumento no quadro de funcionários do corpo de segurança e de serviço nas estações. Vale lembrar que o embarque de usuários portando bebidas alcoólicas não é permitido no Metrô.

Por medida de segurança, nos dias em que houver shows musicais no  Anhangabaú, o Metrô fechará por volta das 18 horas o acesso à estação São Bento, localizado no Vale do Anhangabaú. Os outros três acessos a esta estação, que ficam localizados nas ruas Boa Vista e São Bento e na Ladeira Porto Geral, permanecerão  abertos.

A CPTM também antecipará o horário de pico e reduzirá os intervalos entre as composições a partir das 12 horas na Linha C (Osasco-Jurubatuba) e das 13 horas nas demais linhas (A, B, D, E e F). O esquema será mantido até o início do jogo, às 16 horas.

Caso haja aumento de demanda depois do fim da partida, a CPTM colocará mais trens em operação. A medida beneficiará torcedores que optarem por assistir à competição nas empresas ou nos telões espalhados pela cidade.

O horário de pico da EMTU também será anticipado para às 13 horas nas cerca de 600 linhas intermunicipais que atendem os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. A empresa vai operar com 100% da frota até às 16 horas.

O mesmo esquema será adotado para as linhas do Corredor Metropolitano São Mateus /Jabaquara, que atende aos municípios do ABC (São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema).

A Ouvidoria da EMTU, que atende pelo telefone 0800.019.00.88, funcionará até às 14 horas. Este serviço informa o itinerário das linhas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes do sistema de transporte metropolitano por ônibus.

Também funcionarão até às 14 horas os postos públicos de acesso gratuito à Internet (Programa Acessa São Paulo), localizados nos Terminais Metropolitanos São Mateus, Santo André, Diadema e Cotia.