Confira dicas de alimentação leve para aproveitar a primavera

Ingestão adequada de frutas, legumes e verduras das mais variadas cores é uma das orientações de especialistas da área

seg, 24/09/2018 - 19h43 | Do Portal do Governo

A chegada da primavera, com dias ensolarados e temperaturas mais agradáveis, é um convite aos passeios nos parques e piqueniques em diversos pontos do Estado. Assim, as preocupações com uma alimentação leve nesta época do ano podem trazer benefícios aos cidadãos, por meio da ingestão de uma dieta composta por frutas, legumes e verduras das mais variadas cores.

A estação conhecida como a estação das flores apresenta, de acordo com especialistas, uma oportunidade perfeita para enriquecer a dieta com aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais.

Entre setembro e novembro, a alimentação indicada engloba itens de digestão fácil. Vale lembrar que o tempo mais seco e quente exige mais energia do nosso organismo, que precisa ser reposta rapidamente.

Opções

Para manter a dieta mais leve, opte por alimentos cozidos a vapor, grelhados e assados. Caprichar na hidratação também é fundamental. Várias opções de frutas e legumes da época podem ser combinadas em sucos e sopas, segundo nutricionistas.

Itens como berinjela (vitamina B5), abóbora (vitaminas do complexo B), morango (rico em vitamina C), abacaxi (vitamina C), mamão (vitamina A e vitaminas do complexo B), brócolis (elevado teor de cálcio) e espinafre (vitaminas A, B, C e D e alguns minerais) são algumas das recomendações dos especialistas em nutrição, de modo a tornar a primavera ainda mais agradável.