CONDEPHAAT divulga resultado de vistoria em São Luiz do Paraitinga

Equipe o órgão dará orientação técnica para serviços de limpeza e escoramento dos imóveis

qui, 07/01/2010 - 20h23 | Do Portal do Governo

A vistoria realizada por técnicos do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico  (CONDEPHAAT) percorreu a área mais próxima da Praça Oswaldo Cruz, na cidade de São Luiz do Paraitinga e fez um levantamento parcial da situação dos bens protegidos nessa área tombada pela instituição.

O órgão aguarda a finalização dos trabalhos de limpeza das ruas para realizar o levantamento efetivo dos bens que desabaram e os danos naqueles que ainda permaneceram aparentemente íntegros. De acordo com o CONDEPHAAT, alguns bens podem ter problemas estruturais, que só serão identificados por especialistas após secagem das estruturas. As edificações vistoriadas são de alvenaria de tijolo e/ou pedra assentados com argamassa de barro, pau-a-pique e taipa, cujos elementos encontram-se saturados e, por essa razão, suscetíveis à alteração de seus comportamentos estruturais.

Enquanto aguarda pela secagem da região, a equipe consolida os mapas que servirão de base para o levantamento de campo, agendado para esta sexta, 8. Ao mesmo tempo, realiza pesquisas internas para levantar toda documentação gráfica disponível, incluindo processos de intervenções analisados pelo CONDEPHAAT, que deverão embasar o futuro projeto de recuperação do Centro Histórico da cidade.

Há também uma equipe mobilizada para cuidar das vistorias e dos levantamentos necessários, além de dar a orientação técnica necessária para os serviços de limpeza e escoramento dos imóveis.

Da Secretaria da Cultura