Concluída primeira etapa da reforma da estação Calmon Viana

Foi montada estrutura para nova passarela que abrigará os elevadores de acesso às plataformas

qui, 11/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Elevadores, rampas de acesso, nova passarela, plataformas e sanitários vão mudar, no segundo semestre, as condições de conforto e acessibilidade dos mais de 7,5 mil usuários da Estação Calmon Viana, que atende as linhas 11-Coral (Luz-Estudantes) ou 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Do total, aproximadamente 40% das obras já foram executadas. A primeira etapa foi concluída com a montagem da estrutura para a nova passarela que abrigará os elevadores de acesso às plataformas.

O projeto faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano (Expansão SP), que tem investimento de R$ 21 bilhões e irá quadruplicar a extensão da rede com qualidade de metrô – dos 60,2 km, no início de 2007, para 240 km (sendo 160 km de linhas da CPTM).

Acessibilidade

Feita com estrutura metálica, a passarela terá como novidade o acesso para três elevadores, que conduzirão para as quatro plataformas da estação, aumentando o conforto e segurança dos usuários. Outra melhoria na acessibilidade será a instalação de rampas de acesso, facilitando, principalmente, o deslocamento das pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto de Calmon Viana prevê ainda a construção da nova plataforma 4. Com a conclusão das obras, os usuários da Linha 12-Safira serão beneficiados com a melhora no fluxo de embarque e desembarque, que passará a ser feito em plataformas diferentes.

A estação também receberá banheiros públicos (inclusive para pessoas com deficiência), novas salas operacionais, além da instalação de um gerador de energia.

Outras estações

No final de março, a CPTM deverá entregar as obras de modernização das estações Ceasa, Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. Mais 18 estações passarão por obras de pequeno, médio e grande porte, adaptação em acessibilidade, readequação e reconstrução, com entrega prevista para o fim do ano, junto com a nova estação Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, que está sendo implantada.

Da CPTM