Complexo Hospitalar do Juquery recebe festival de artes

O festival Soy Loco por Ti Juquery faz parte das comemorações dos 120 anos do Compexo Hospitalar do Juquery

qui, 13/09/2018 - 17h44 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações dos 120 anos do Compexo Hospitalar do Juquery, a unidade reúne uma série de atividades culturais. Em setembro, a partir desta sexta-feira (14) o Complexo recebe o Festival de Artes “Soy Louco por Ti Juquery”, realizado pela Trapézio Produções.

O público será apresentado a oficinas de criação, performances musicais, ateliê de artes, exposições, além de exibições de cinema e teatro.

Serão expostas obras selecionadas dos internos, entre as mais de 8.000 que compõe o acervo do Juquery, criadas a partir do trabalho pioneiro de arteterapia iniciado pelo Dr. Osório César na instituição durante a década de 30. A exposição também conta com os trabalhos dos cinco artistas que participaram da Residência Artística do Festival durante dez dias do mês de agosto.

“Essa é uma experiência a parte. Fazer uma residência artística aqui é uma experiência única, pois há a reunião dessa paisagem, o projeto arquitetônico e todo o contexto histórico. É uma oportunidade única”, conta o artista Marcelo Bressani.

120 anos de história

O Complexo foi inaugurado em 18 de maio de 1898. A Colônia Agrícola de Juquery, como era chamada na época, tinha no começo 800 pacientes. 50 anos depois contava com mais de 11 mil internos, chegando na década de 70 com quase 16 mil pacientes.

A instituição partiu de uma ideia do Doutor Francisco Franco da Rocha de criar um hospital afastado dos grandes centros urbanos, com área para tratamento de pacientes agudos e crônicos, uma colônia agrícola e assistência familiar para indigentes.

Nos anos 20 e 30, a doença mental era vista com maus olhos pela família, que encarava a doença como um peso. “Se eram calmos, os doentes vagavam pelas ruas e ficam sujeitos a todos os tipos de violência. Quando eram agitados, eram presos em casa ou em cadeias públicas”, conta o Diretor Técnico do CHJ, Glalco Cyriaco.

Mudanças no modelo de atendimento

A mudança no modelo de assistência psiquiátrica nos últimos 20 anos levou o Complexo Hospitalar do Juquery a transformações institucionais, como a desativação dos leitos de pacientes crônicos da psiquiatria e a implantação de outros serviços como a Maternidade de Caieiras em 2008, que atende cinco municípios da região. o Hospital Albano, em 2011 e o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) em 2010.

O avanço do modelo baseado em uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)  fez com que o Juquery chegasse a  2010 com 270 pacientes crônicos. “Na área da saúde no lugar de leitos psiquiátricos para crônicos, serão implantados leitos de cuidados prolongados com o objetivo de compor a Rede de Urgência e Emergência regional”, conta Cyriaco. “Nos últimos oito anos, com o olhar na qualidade da assistência, cuidado multidisciplinar e o fortalecimento do novo modelo de atenção, o foco do Complexo Hospitalar do Juquery se manteve na reabilitação psicossocial e a reinserção paciente na sociedade”, completa.

Atualmente o Juquery possui 86 pacientes crônicos.

A programação completa esta disponível no site: https://www.soylocoportijuquery.com.