Competição USP de Conhecimentos premia alunos em Pirassununga

Trata-se da segunda cerimônia de premiação da edição de 2019; primeira solenidade foi em São Carlos, no interior paulista

qui, 26/09/2019 - 9h29 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (23), o campus Fernando Costa, da Universidade de São Paulo em Pirassununga, sediou a cerimônia de premiação dos estudantes do Ensino Médio mais bem classificados na Competição USP de Conhecimentos (CUCo), edição de 2019.

Também foram premiadas, pelo índice de participação geral, a Escola Técnica Estadual João Elias Margutti, de Santa Cruz das Palmeiras, e a Escola Técnica de Vargem Grande do Sul, representadas respectivamente pelo professor José Carlos Ribeiro e pela diretora Ana Lucia Braido Assalin Dontale. Os recursos de R$ 2,5 mil por escola serão utilizados em benefício das próprias unidades de ensino.

A CUCo integra o Programa Vem pra USP!, que tem objetivo de incentivar o estudante do Ensino Médio público paulista a ingressar nos cursos de graduação da universidade e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a melhorar o desempenho escolar.

Vale destacar que o programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado, a USP e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A iniciativa também contou com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

No total, neste ano, foram cerca de 140 mil inscritos, 7.182 premiados e mais de 3.700 escolas envolvidas. Esta foi a segunda cerimônia de premiação da edição de 2019 do programa. No dia 26 de agosto, a cerimônia foi realizada no campus da USP em São Carlos e estão previstos eventos em Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo nos meses de setembro e outubro.

Desafios

O vice-reitor da USP e coordenador-geral do programa, Antonio Carlos Hernandes, agradeceu aos pais, professores e diretores que compareceram ao auditório da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) pelo trabalho conjunto de levar, aos alunos participantes, a esperança de um dia melhor.

“Não estamos aqui só porque vocês se saíram melhor na competição. Estamos aqui, porque vocês querem vencer, querem seguir adiante”, disse, em discurso. O vice-reitor citou as bolsas e os auxílios que a universidade oferece ao estudante com necessidades socioeconômicas para que ele possa se manter até a conclusão do curso.

Para a supervisora Adriana Helena Barbosa, que representou a Diretoria de Ensino da região de Pirassununga, um dos principais méritos da competição é mostrar ao jovem da escola pública que o nível superior é acessível para todos.

“Trabalhamos para que eles tenham as mesmas oportunidades daquele que se encontra na iniciativa privada. Mostramos que a educação é o caminho e a possibilidade de uma transformação, inclusive social. São filhos de pais que talvez não tenham tido essa oportunidade e que, agora, através da educação, podem transformar sua vida, a vida de sua família e, consequentemente, o País”, salientou ao Jornal da USP.

Antes da cerimônia, e como parte da premiação, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as áreas e os cursos oferecidos pela FZEA.