Comitiva chinesa visita Unicamp para estreitar parcerias em pesquisas

Encontro abordou trabalhos conjuntos no desenvolvimento de novas tecnologias em cidades inteligentes e no setor energético

qua, 14/08/2019 - 12h29 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu a visita do presidente e diretores do Instituto Chinês de Pesquisa em Energia Elétrica (CEPRI) e de representantes da empresa chinesa State Grid Corporation, voltada a parcerias para desenvolvimento de novas tecnologias em cidades inteligentes e energia. O encontro ocorreu no fim de julho.

O grupo, que detém um dos maiores institutos de pesquisa do mundo na área de energia elétrica, é proprietária da CPFL Energia, instituição que já realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento com a universidade. Com a instalação de uma nova sede do CEPRI no Brasil, o instituto pretende desenvolver novos projetos no escopo do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Esta é a primeira universidade brasileira que visitamos e é uma satisfação estar na Unicamp”, explicou Guo Jianbo, presidente do CEPRI. O estreitamento das relações também é visto com bons olhos pela Unicamp, que tem na missão a sinergia entre universidade e empresa.

Diretor-executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp, o professor Newton Frateschi defende que o Parque Científico e Tecnológico da universidade está apto a abrigar o instituto que irá alavancar projetos de P&D desse porte com a academia e a indústria. A ideia é que a Unicamp possa contribuir com a experiência já adquirida no setor energético, na parceria com a CPFL, e se beneficiar do conhecimento da CEPRI, gerando tecnologias para reverter desafios relacionados ao abastecimento de energia elétrica.

“Essa interação com a CEPRI será muito importante para o fomento da parceria entre academia e empresa em áreas tão essenciais de infraestrutura e, ainda mais, sempre trazendo em si questões de sustentabilidade. Outro ponto importante é que, tendo o Brasil e a China dimensões continentais, os desafios dos dois países são muito similares”, avaliou o docente.

Inovação

Com o estabelecimento do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que situa a Unicamp no epicentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo regional, a parceria deve ser positiva não apenas para a universidade, mas também para o desenvolvimento da região. A iniciativa integra diversos atores, entre universidades, centros de pesquisa e o poder público.

“Um projeto como esse só prospera se atrairmos as empresas responsáveis pelo abastecimento de energia e de água. Por isso, queremos trazê-los para o hub, para que eles possam empregar aquilo que têm de melhor em termos de tecnologia e modernidade”, enfatizou o professor Marco Aurélio Pinheiro Lima, diretor-executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), que gerencia o HIDS.

A Unicamp e a CPFL também possuem uma parceria de sucesso no âmbito do Campus Sustentável. Firmada em 2017 e com previsão de conclusão em 2021, o estreitamento da relação demonstra o compromisso da empresa com ações voltadas ao Desenvolvimento Sustentável. Projetos nas áreas de cidades inteligentes e eficiência energética, entre outras temáticas de impacto, já estão em desenvolvimento.

“Eles enxergam na Unicamp uma grande parceira para desenvolver projetos conjuntos, inclusive envolvendo a CPFL, aqui no Brasil. Embora o foco desta nova parceria seja na área de energia, há desafios que envolvem também cidades inteligentes e temas como Big Data e Internet das Coisas”, disse o professor Luiz Carlos Pereira, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), que atua no escopo da iniciativa.