Comer antes e depois do exercício físico melhora desempenho

Escolher o alimento certo traz benefícios para o corpo, ajuda na queima de gordura e na manutenção da massa muscular

ter, 27/08/2013 - 15h12 | Do Portal do Governo

Para os amantes da atividade física, o programa Meu Prato Saudável orienta sobre a importância de comer antes e depois da malhação. O alimento certo traz benefícios para o corpo e ajuda na queima de gordura e na manutenção da massa muscular. O programa é uma ação conjunta da Secretaria da Saúde com a empresa LatinMed.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Antes do exercício é recomendado um lanche leve, mas que seja rico em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e podem até acelerar a queima de gordura. A nutricionista do programa Lara Natacci indica opções como uma banana com aveia, mamão com granola e até um suco com cereais integrais. Nozes e castanhas também são uma excelente opção.

Depois dos exercícios, Lara recomenda uma refeição ou um lanche que tenha carboidratos, vegetais e uma proteína magra. A reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular.

Para aqueles que não costumam comer após os exercícios, o ideal é um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru ou presunto magro ou rosbife, fatias de tomate e folhas de alface.

Uma alimentação balanceada combinada à ingestão de líquidos melhora a qualidade da atividade física e pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura e aumentar a massa muscular. O consumo de água deve ser mantido antes, durante e após a atividade física.

Do Portal do Governo do Estado