Começa sábado campanha contra aftosa

Será na abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), na capital paulista

qui, 30/10/2008 - 8h33 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 30, às 14h, acontece o lançamento da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo, durante a abertura da Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), na capital paulista. O pecuarista deve vacinar seu rebanho de 1º a 30 de novembro.

Durante o evento, o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, vai falar sobre as ações do Estado para a estruturação de um novo sistema de defesa da agricultura e também apresentará os objetivos da campanha: aliar o ato de vacinar ao alimento seguro, tendo como meta atingir 100% de imunização do gado.

São Paulo não registra a doença há doze anos e meio e agora entra numa nova fase, com a suspensão dos embargos pela União Européia, a reconquista e conquista de novos mercados para exportação. O Estado ficou impedido de vender para vários países desde os casos de aftosa ocorridos no Mato Grosso do Sul e Paraná, em outubro de 2005.

O secretário explica que o lançamento na Feileite deve-se também à inserção do setor lácteo no campo das exportações. “O setor está em franca expansão e trabalha forte em sanidade e garantia de alimento seguro. Além disso, o Governo do Estado tem realizado uma série de ações na área de tributação em prol do setor, crédito para produtores familiares, aumento da produtividade por meio de projetos desta secretaria e também o Estado é o maior comprador de leite tipo C do País, por meio do Projeto Vivaleite da Secretaria, que atende mais de 720 mil famílias no Estado”.

Na mais recente etapa da campanha de vacinação, em maio deste ano, foi registrado o índice de 99,16% de cobertura de um rebanho total de quase 14 milhões de cabeças. A carne bovina é o segundo item na pauta de exportações do agronegócio paulista: em 2007 alcançou US$ 3,16 bilhões em vendas externas, graças à infra-estrutura frigorífica e logística de transportes, perdendo apenas para o setor sucroalcooleiro.

Serviço

Lançamento da campanha contra a aftosa
Data: 30 de outubro, às 14 horas
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, quilômetro 1,5 – São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento