Começa Nova Pesquisa Origem e Destino do Metrô

A pesquisa é Fundamental para o planejamento urbano e do transporte coletivo

seg, 13/08/2007 - 18h10 | Do Portal do Governo

O Metrô inicia amanhã, dia 14, a aplicação do questionário da Pesquisa Origem e Destino 2007 nos domicílios que foram escolhidos por amostragem para participar da pesquisa. Mais de 2.000 correspondências já foram entregues às residências, informando que foram selecionadas para participar da pesquisa.

O questionário será aplicado em 30 mil domicílios, nas 460 zonas de pesquisa, nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. No total, serão aproximadamente 120 mil pessoas entrevistadas.

A Pesquisa Origem e Destino, também  conhecida por “Pesquisa O/D” faz parte do Planejamento Estratégico 2007-2010 do Metrô, que tem como uma das metas reavaliar e atualizar o estudo de expansão da Rede de Transporte Metropolitano.

A Pesquisa O/D permite identificar as principais viagens diárias da população, traçando uma verdadeira radiografia dos fluxos de deslocamentos na Região Metropolitana de São Paulo. O resultado obtido através da análise dos dados subsidia os estudos para o atendimento da demanda de transporte, direciona o planejamento da Rede de Transporte Metropolitano e determina quais são os trechos prioritários para início de construção ou expansão.

Análise Socieconômica

Além do motivo da viagem e do modo de transporte utilizado, a Pesquisa O/D permite fazer um levantamento das características socioeconômicas da população e de aspectos físicos e urbanos territorial. Desta forma, os resultados da Pesquisa O/D são também úteis para outros estudos, na área de planejamento urbano, possibilitando estabelecer relações quantitativas e qualitativas entre as viagens realizadas e outras variáveis.

Esta quinta edição da Pesquisa O/D apresenta novos enfoques, como maiores informações sobre as transferências realizadas pelos usuários de um meio de transporte para outro, visando conhecer o efeito da implantação do Bilhete Único. Os resultados serão estudados para a verificação de como essa nova modalidade tarifária alterou as formas de deslocamentos e as viagens.

Outra novidade é a pesquisa mais apurada nos deslocamentos realizados por bicicletas na Região Metropolitana de São Paulo. O Metrô já inaugurou um bicicletário na estação Guilhermina-Esperança e pretende construir 30 bicicletários em estações estratégicas do Metrô, CPTM e EMTU.

O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo têm um acordo para a execução da pesquisa. No caso do Governo do Estado, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU estão colaborando com a disponibilização de funcionários para o trabalho em campo. No município, a parceria ocorre com órgãos como a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET e a São Paulo Transporte – SPTRANS.

Histórico da Pesquisa O/D

A Pesquisa Origem e Destino é realizada desde 1967, de 10 em 10 anos. As três outras pesquisas foram realizadas em 1977, 1987 e 1997. Inicialmente, a pesquisa foi realizada para a obtenção de dados para os estudos e projetos da rede básica do Metrô. Em 2002, decorridos cinco anos da última pesquisa, o Metrô realizou uma aferição da Pesquisa O/D 1997 para verificar alterações no índice de mobilidade (viagens por habitante) e a distribuição das viagens nos meios de transporte da Região Metropolitana de São Paulo.

Saiba mais através do site www. metro.sp.gov.br.

 

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô 

(I.P.)