Começa nesta sexta-feira o Festival de Artes de Itu

Todos os eventos serão gratuitos; haverá oficinas de música e de grafite

sex, 03/07/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

Começa nesta sexta-feira, 3, o XVI Festival de Artes de Itu, que este ano homenageia o compositor Heitor Villa-Lobos. O evento, que vai até o dia 12 de julho, é realizado pelo Governo em parceira com a prefeitura da cidade.

Todos os eventos serão gratuitos. As apresentações acontecerão na Praça da Independência (centro histórico da cidade), no Centro Administrativo Regional do Pirapitingui e na avenida Paz Universal (na Cidade Nova).

A abertura oficial será realizada no palco da Praça Independência com uma apresentação da Banda Sinfônica Municipal de São Bernardo do Campo. Os músicos vão tocar um repertório em homenagem aos 50 anos da morte de Villa-Lobos.

Um dos destaques da programação serão as oficinas de Música e Grafitti. As oficinas de canto serão ministradas por integrantes do Grupo Nhambuzim, que abrem o show de Almir Sater no sábado, 4. O músico Nélson Carneiro fará a oficina de percussão. Na oficina de Grafitti, os alunos realizarão um painel sob a coordenação do grafiteiro Pato, que já participou de exposições na Inglaterra e na Espanha.

No feriado de 9 de julho haverá uma programação especial para o público infantil. Já o dia 11 será voltado para o público jovem: a banda Seu Chico, revelação pernambucana, fará releituras nada ortodoxas das músicas de Chico Buarque e do forró universitário da banda Bicho de Pé.

O festival terminará na Cidade Nova, no sábado, 11, com shows de forró do Trio Virgulino e da cantora Ivone Lara. Na Praça da Independência, o encerramento acontecerá no domingo, 12, com as apresentações do grupo tradicional de choro Isaías e Seus Chorões e do popular grupo vocal Trovadores Urbanos.