Começa implantação do Parque da Ilha da Usina em Salto

Obra tem custo estimado em R$ 700 mil; espaço de 7,4 hectares mantém vegetação intacta

qua, 20/01/2010 - 14h40 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Saneamento e Energia e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) assinaram nesta quarta-feira, 20, um convênio com a prefeitura do município de Salto para dar início à primeira etapa de implantação do Parque da Ilha da Usina. O convênio prevê a construção de uma ponte para ligar a margem direita do Rio Tietê, onde fica o Complexo Turístico da Cachoeira, até a ilha em que será instalado o parque.

A Emae ficará responsável pela contratação de empresa especializada na execução da obra, que tem um custo estimado de R$ 700 mil. A ponte será sustentada por estruturas metálicas, suspensas por cabos de aço, e terá piso em concreto.

A ilha, com dimensão de 7,4 hectares e localizada em terreno da Emae, foi formada após a construção da hidrelétrica de Porto Góes no final dos anos 20 em função da abertura do canal de descarga da usina e mantém até hoje intacta a vegetação natural. A criação do novo espaço de lazer permitirá a realização de atividades de educação ambiental, esporte, arte, cultura e turismo ecológico abertas à comunidade, beneficiando os mais de 100 mil habitantes da cidade e ampliando o potencial turístico do município.

As etapas de viabilização do empreendimento compreendem ainda a obtenção de licenciamento ambiental, realização de levantamentos topográficos e sondagens, construção e montagem da ponte, instalação da iluminação pública e pararraios, além da sinalização completa dos acessos. A execução dos trabalhos tem um prazo previsto de oito meses. Caberá à Prefeitura de Salto a gestão e operação técnica, administrativa e financeira do Parque da Ilha da Usina após o início das operações.

Da Secretaria de Saneamento e Energia