Começa hoje censo do servidor público

A atualização deverá ser feita no endereço www.gestaopublica.sp.gov.br /recadastramentoanual

seg, 07/04/2008 - 8h25 | Do Portal do Governo

O recadastramento obrigatório dos servidores e empregados públicos e militares estaduais da ativa começa nesta segunda-feira, 7. A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pelo servidor no mês de seu aniversário, pela Internet ou por formulário disponível nos departamentos de recursos humanos. Quem não fizer o recadastramento terá o salário suspenso. Sua situação só será regularizada após atualizar os dados na unidade de recursos humanos a que o estiver vinculado.

Os aniversariantes dos meses de janeiro e abril serão os primeiros a se recadastrar. Os que fazem aniversário em fevereiro devem se recadastrar em maio; e os que nasceram em março devem fazer a atualização de seus dados em junho.

Neste ano, foi incluída no recadastramento uma pergunta específica sobre habitação. O objetivo é saber quantos servidores não têm residência própria e se existe interesse, por parte deles, em participar do Programa Habitacional de Integração (Phai) do governo do Estado que possibilita a compra de moradia com juros subsidiados.

O objetivo da medida, de acordo com a Secretaria de Gestão Pública, é manter os dados dos servidores atualizados para dimensionar a força de trabalho necessária ao funcionamento do Estado, planejar o seu perfil futuro, ampliar o Programa de Requalificação e Capacitação dos Servidores e incentivar ações de qualidade de vida no trabalho do funcionário. 

Alta escolaridade – Em 2007, o recadastramento foi realizado entre fevereiro e maio. As informações relativas a 612.351 servidores civis e militares da ativa indicaram que 60%  atuam na capital e na Grande São Paulo. Os demais 40% trabalham no interior do Estado e no litoral. Outra constatação foi que o servidor paulista tem alta escolaridade. O levantamento mostrou que 55,4% (334.683) têm formação superior completa e 23,9% (144.601) terminaram o ensino médio. Além disso, 31,6% (191.200) dos atuais servidores concluíram pelo menos um curso de pós-graduação.

Os dados do recadastramento demonstram, ainda, que 56,1% dos servidores são mulheres; 63,4% têm entre 31 e 50 anos; e 2,5% são portadores de necessidades especiais. A partir de 2008, o levantamento passará a ser anual. 

SERVIÇO

Devem fazer o recadastramento os servidores e empregados públicos da administração direta, autarquias, inclusive as de regime especial, e fundações. O procedimento vale também para os servidores civis e militares da ativa afastados ou licenciados. A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pelo servidor no mês de seu aniversário pelo site www.gestaopublica.sp.gov.br/recadastramentoanual ou por formulário disponível nos setores de recursos humanos 

Da Secretaria de Gestão Pública