Com inscrições até o dia 23, Univesp oferece 13ª Turma do Curso Supera

O curso capacita profissionais nas áreas de saúde, assistência social, educação, segurança

qua, 19/09/2018 - 16h14 | Do Portal do Governo

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece, no segundo semestre de 2018, 10 mil vagas para a 13ª turma do curso de Extensão Supera (Sistema para detecção do Uso de substâncias Psicoativas, intervenção breve, Encaminhamento, Reinserção social e Acompanhamento).

Por meio de abordagem multidisciplinar, o curso direcionado às áreas de saúde, assistência social, educação e segurança, entre outras, visa capacitar profissionais para atuarem na triagem de pessoas com problemas associados ao uso de substâncias, realizar intervenções breves e encaminhamentos para tratamento especializado ou desenvolver estratégias de redução de danos.

O curso é uma iniciativa é fruto de uma parceria firmada em agosto, entre a instituição e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com anuência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

A realização do curso contará com o auxílio da Fundação de Apoio à UNIFESP (FapUnifesp) responsável pelo gerenciamento financeiro dos recursos e da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) que contribuirá com a cessão de espaço físico e pessoal de suporte na sede do curso. A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 170 horas e duração de quatro meses.

Inscrições

As inscrições para o curso são gratuitas e estão abertas entre 05/09/2018 e 23/09/2018 em: https://www.supera.org.br/@/inscricao/sup13/.  São pré-requisitos para inscrição e matrícula: ser maior de 18 anos; ter concluído o ensino médio; inscrever-se no site www.supera.org.br; confirmar a inscrição (um código de confirmação será enviado por e-mail após a inscrição); após ser selecionado, confirmar interesse para matrícula no site do curso.

Os critérios de seleção foram definidos pelas coordenações da Univesp e Unifesp, sendo dada prioridade a profissionais que comprovadamente atuem como gestores ou no atendimento direto à população, em serviços públicos de saúde, assistência social, educação ou segurança, assim como a participantes do Estado de São Paulo. Para participar do curso é necessário ter acesso à Internet.

Certificação

O SUPERA é um curso de extensão realizado em EaD, com carga horária equivalente a 170 horas de estudo (150h para os 7 módulos + 20h para Redução de Danos). Os aprovados receberão certificação conjunta da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UNIFESP e da UNIVESP.

Para mais informações ou em caso de dúvidas acesse https://www.supera.org.br/contato/

Materiais didáticos

Nesta nova oferta de vagas, o Supera contará com dois materiais didáticos: a) uma edição revista e atualizada dos sete módulos tradicionais do curso, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da SENAD, da UNIFESP e da UNIVESP; b) um novo material inédito sobre Redução de Danos, sendo seu conteúdo de responsabilidade dos autores, da Unifesp e da Univesp.

Os alunos serão acompanhados por uma equipe pedagógica composta pela coordenação, supervisão e tutoria de conteúdo, de segunda a sexta-feira das 08h às 19h e aos sábados das 08h às 13h. Os estudantes que concluírem a modalidade receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unifesp e da Univesp.

Módulos do curso

Material Didático I MÓDULO 1: O uso de substâncias psicoativas no Brasil; MÓDULO 2: Efeitos de substâncias psicoativas; MÓDULO 3: Detecção do uso e diagnóstico da dependência de substâncias psicoativas; MÓDULO 4: Intervenção Breve; MÓDULO 5: SUS e SUAS – redes para cuidado integral às pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas; MÓDULO 6: Modalidades de tratamento e encaminhamento; MÓDULO 7: Recursos da comunidade e da família para cuidado e redução de danos; Material Didático II Redução de Danos: conceitos e práticas.