Com cursos gratuitos, Univesp possui ensino qualificado a distância

Universidade Virtual do Estado possui mais de 240 polos espalhados por todo Estado e cerca de 35 mil alunos

qui, 19/07/2018 - 21h19 | Do Portal do Governo

Com o intuito de permitir o acesso ao ensino superior em todo território paulista, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) oferece cursos gratuitos e a distância de graduação em cinco licenciaturas, dois bacharelados e um curso superior em tecnologia, em parceria com o Centro Paula Souza.

Atualmente, 243 polos espalhados pelo Estado recebem cerca de 35 mil alunos com uma proposta inovadora de ensino de qualidade. Um dos seus principais objetivos é aumentar a atuação da universidade em todo o país, a começar com a ideia de receber alunos de fora de São Paulo e de firmar novos acordos internacionais.

Criada em 2012, a instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação é credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.

Apesar dos cursos serem feitos em modalidade Ensino a Distância (EAD), os alunos realizam provas bimestrais no polo presencial onde o aluno efetuou a matrícula. Além disso, participam de diversos eventos nas unidades.

Só neste primeiro semestre de 2018, o vestibular da Univesp ofereceu mais de 20 mil vagas. A metodologia virtual é uma forma de acompanhar as importantes mudanças da sociedade e, ainda, o mercado entende o aluno de EAD como um profissional.

Eles desenvolvem atividades on-line acadêmicas, como assistir a videoaulas, acessar material didático e bibliografia das disciplinas, além de tirar dúvidas do conteúdo com tutores. Tudo isso é feito por meio da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Quanto aos polos, são espaços físicos que oferecem computadores, impressoras e acesso à internet.