Com apoio da Fapesp, Hospital A.C. Camargo testa equipamento que melhora diagnóstico do câncer de pele

Tomografia é capaz de produzir imagem tridimensional com alta resolução

qua, 14/08/2013 - 16h36 | Do Portal do Governo

O Hospital A.C. Camargo Cancer Center, em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), está fazendo testes com uma nova tecnologia conhecida como tomografia de coerência óptica, que promete tornar o diagnóstico do câncer de pele mais preciso e menos invasivo. O equipamento permite uma espécie de biópsia virtual da lesão, confirmando a malignidade nos casos de dúvida e ajudando a definir as margens e as características do tumor.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Em vez de ondas sonoras, o equipamento emite um laser de baixa frequência com cerca de 1,3 mil nanômetros que é capaz de produzir uma imagem tridimensional com alta resolução. Isto permite realizar análises semelhantes às do exame histopatológico, feito com tecido obtido por meio da biópsia e, atualmente, considerado padrão ouro no diagnóstico do câncer de pele.

LEIA TAMBÉM
Cartilha do Icesp mostra que é possível prevenir o câncer 

O exame com a tomografia dura apenas dois minutos e produz imagens em tempo real e em cortes transversais, com até 2,5 milímetros de profundidade. Já a avaliação com microscopia confocal é mais trabalhosa, leva cerca de 40 minutos para ser concluída e gera apenas imagens em cortes horizontais, alcançando no máximo 1,5 mm de profundidade.

O equipamento só é indicado na avaliação das chamadas lesões duvidosas, casos em que os médicos não conseguem confirmar a malignidade por meio das demais técnicas de diagnóstico por imagem. Antes de ser incorporado à rotina médica, o equipamento precisa ainda ser estudado e compreendido. Além disso, sua acurácia diagnóstica precisa ser validada.

Do Portal do Governo do Estado