Colmeia interativa é o novo atrativo do Museu Biológico

Novo espaço integra obras de adequação nas instalações do Museu feitas pela Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo

qui, 21/05/2015 - 16h10 | Do Portal do Governo

O Museu do Instituto Biológico ganhou um novo espaço nas obras de adequação de suas instalações feitas pela Secretaria de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo. Inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, 21, o espaço conta agora com 665 metros quadrados de gradil, que tem como objetivo promover a integração da paisagem com outros centros culturais.

Uma das novidades do museu é o novo espaço interativo do Planeta Inseto para abelhas. Este é o primeiro meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) do tipo no centro de uma grande cidade em todo o Brasil. O espaço está equipado com moderna tecnologia, que permitirá ao visitante acompanhar por meio de monitores, ao vivo e em tempo real, o interior de uma colmeia. Além de obter informações sobre a produção de mel, o visitante terá dados sobre educação ambiental.

“Não há agricultura sem abelha. Aliás, hoje é uma tendência mundial a diminuição de abelhas, o que derruba a produtividade da agricultura. Por isso, a importância do trabalho científico desenvolvido pelo Instituto Biológico, que também colabora com o turismo por meio desse ‘Big Brother’ da vida das abelhas em colmeia”, disse o governador.

A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações composta por exibição de baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos. Nesta reforma, a sala das formigas ganhou também nova cenografia.

Serviço
Museu do Instituto Biológico
Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana
De terça a domingo, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Aberto a todos os públicos – para visitas em grupo é necessário agendamento
Mais informações em planetainseto@biologico.sp.gov.br ou telefones (11) 2613-9500 | 9400.

Do Portal do Governo do Estado