CNBB inicia amanhã assembléia geral em Indaiatuba

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a partir de amanhã a 45ª Assembléia Geral, em Itaici, em Indaiatuba.

seg, 30/04/2007 - 17h55 | Do Portal do Governo

Da Folha Online

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a partir de amanhã a 45ª Assembléia Geral, em Itaici, em Indaiatuba. Neste ano, o tema da assembléia da CNBB é “Rumo a Aparecida”: uma referência à 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe que acontecerá no Santuário Nacional de Aparecida.

Os bispos devem eleger na assembléia a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio. Entre os cargos que devem ser renovados estão os de presidente, vice e secretário-geral da CNBB.

Também devem ser escolhidos os presidentes das dez comissões episcopais que compõem o conselho permanente da CNBB.

D. Odilo Scherer, que assumiu ontem a Arquidiocese de São Paulo, deve ser substituído na secretaria-geral da CNBB, por exemplo.

Segundo a CNBB, os bispos deverão aprovar durante a assembléia um documento sobre a evangelização da juventude –tema da assembléia do ano passado.

A assembléia –que termina no dia 9– contará com 455 participantes, sendo 298 bispos e administradores diocesanos, 36 bispos eméritos, além de teólogos e assessores da CNBB.

Durante a assembléia, os bispos farão uma homenagem póstuma a dom Luciano Mendes e dom Ivo Lorscheiter, ambos ex-presidentes da CNBB.

(M.S.)