Clube de Leitura engaja alunos na literatura em escola de Valparaíso

Atrativo do projeto é que apenas livros brasileiros são escolhidos, de modo a incentivar o mergulho na literatura nacional

qua, 18/12/2019 - 14h18 | Do Portal do Governo

A Escola Estadual Vicente Barbosa, em Valparaíso, no interior de São Paulo, realiza atividades especiais periodicamente. No último sábado de cada mês, alunos e professores se reúnem, por meio do Programa Escola da Família, e fazem uma roda de conversa sobre um livro, escolhido no início do ano.

Trata-se do projeto Clube do Livro “Filhos de Vicente”, que acolhe a comunidade local por meio da literatura. O atrativo da ação é que apenas livros brasileiros são escolhidos, de modo a incentivar o mergulho na literatura nacional.

“Percebemos que há um déficit na leitura de obras brasileiras. Livros clássicos, muitas vezes, erroneamente são vistos pelos alunos como chatos. Buscamos despertar o interesse de nossos alunos para essa literatura e mudar a forma pela qual eles avaliam as publicações”, salienta Kaique Kelvin, professor da unidade.

Comunidade

Livros como “Dom Casmurro”, “Capitães da Areia” e “A Hora da Estrela” já foram lidos pelo clube. Todos já estiveram em alguma ocasião em um prestigiado vestibular, como USP, Unesp ou Unicamp.

O projeto acontece com a participação de toda a comunidade, em especial, dos estudantes. “Cada aluno fica responsável em ler o livro do mês, participar do encontro e expor sua opinião, tudo de maneira confortável, para que eles de fato participem e, principalmente, entendam o que estão lendo”, explica a professora Thaís Teixeira.

A iniciativa conta com o apoio de Edna Cardoso, professora articuladora do Programa Escola da Família, e serve de inspiração para as unidades de ensino que buscam diferenciais na hora de incentivar os jovens para a leitura.