Cláudio Lembo participa da Caminhada da Solidariedade

Objetivo é arrecadar peças para a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade

sáb, 24/06/2006 - 13h53 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo participou, neste sábado, 24 de junho, da Caminhada da Solidariedade, no bairro do Paraíso, zona sul da capital. O objetivo é arrecadar peças para a Campanha do Agasalho 2006, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp).

Ele foi recebido pela presidente do Fundo Social, Renéa Lembo, na sede do 36º Distrito Policial, no bairro do Paraíso, zona sul da capital, de onde saíram os caminhões que receberam as arrecadações.

Renéa Lembo destacou que as doações têm grande importância pelo gesto em si, e não apenas pelo conforto que os agasalhos vão gerar quando as temperaturas baixarem. “A doação significa mais do que uma pessoa aquecida. É um gesto de amor e respeito ao próximo”, disse. 

A caminhada contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo e de voluntários, como o grupo Carpe Diem de motociclistas. O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab também participou da caminhada.

O delegado geral da Polícia Civil, Marco Antonio Desgualdo, destacou que os policiais estão engajados na campanha de forma voluntária. “Eles não são convocados, mas quando passamos o convite pela rede, todos já começam a se movimentar. Eles gostam de participar”, afirmou. Para ele, isso contribui para ampliar a aproximação que já existe entre a Polícia e a população.

De acordo com a coordenadora da Campanha do Agasalho, Regina von Christian, durante todo este sábado serão realizadas caminhadas da solidariedade em diversos bairros da capital, litoral e interior. “Hoje, já passamos na Vila Romana (zona oeste da capital), Vila Mariana (zona sul) e seguiremos para o Campo Belo e Brooklin (ambos na zona sul). Também haverá caminhadas na zona leste, zona norte e região central, além de outros municípios do Estado”, informou.

Para o domingo, 25 de junho, está programada uma caminhada no bairro de Higienópolis, que sairá da Praça Vilaboim, às 10h45, e percorrerá todas as ruas do bairro.

Como participar

Como no ano passado, a presidente do Fundo Social de Solidariedade lembra que o ideal é que as pessoas entreguem peças novas ou em bom estado, para que os mais carentes tenham condições de passar protegidos pelo frio.

As doações podem ser entregues nos postos de arrecadação espalhados por praticamente todos os municípios do Estado. As caixas de coleta são encontradas em estabelecimentos comerciais, empresas, instituições públicas e pontos de grande movimento de pessoas.

Para mais informações sobre como participar da Campanha do Agasalho 2006 basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (0xx11) 3874-6738 ou site: www.campanhadoagasalho.sp.gov.br. No site também é possível cadastrar entidades ou estabelecimentos interessados em colaborar com a coleta dos agasalhos.

Em razão da Copa do Mundo, a Campanha do Agasalho deste ano vai até o dia 21 de julho.

Todos os itens arrecadados nos municípios são distribuídos pelos Fundos Sociais Municipais, parceiros do Fussesp. Este ano, pela 1ª vez, a Capital do Estado também participa da Campanha.

As peças que chegam ao depósito do Fundo Social são contabilizadas e entregues às 2.500 entidades sociais e comunitárias cadastradas. Como já foi feito no ano passado, os 50 municípios paulistas com índices de desenvolvimento humano (IDH) mais baixos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vão receber doações do Fundo Social do Estado. Isso porque, normalmente, esses municípios não conseguem arrecadar o suficiente para atender a população mais carente.

Cíntia Cury