Circuito Centro Oeste livre de febre aftosa

nd

seg, 27/12/1999 - 20h51 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Terça-feira, dia 28

Os criadores de gado bovino no Estado de São Paulo e demais Estados do Circuito Centro-Oeste têm prazo, até o final de dezembro, para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. O Circuito é o mais importante da pecuária brasileira, com 90% do total. Só em São Paulo, devem ser vacinados 12,5 milhões de cabeças de gado, de todas as idades. Há 45 meses, São Paulo e a região não registram focos de febre aftosa e, por isso, o Circuito está habilitado a ser considerado zona livre da doença, com vacinação.
O anúncio será feito em Brasília, pelo ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, a quem cabe, também, informar a Organização Internacional de Epizootias sobre os resultados dos exames de sorologia. Esses exames, feitos em agosto/setembro, comprovaram a inexistência da febre na
região, e fazem parte das exigências da OIE para a certificação. Rio Grande do Sul e Santa Catarina já têm esse reconhecimento.
Em São Paulo, o acompanhamento da Campanha é encargo da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Nas primeiras semanas, as regiões em que a vacinação vinha sendo mais intensa foram: Franca (64%), Araçatuba (57%), Orlândia (40%), Dracena (38%), Itapetininga (33%), Votuporanga (29%).
Julio Cesar Pompei, coordenador da CDA, prevê que o índice de vacinação em dezembro, ultrapasse os 95% da campanha anterior, realizada em maio, e os 98% da campanha de novembro de 1998.