Cinusp foca literatura em mostra do projeto Programadora Brasil

O Cinema da USP (Cinusp) dá continuidade, entre os dias 2 e 6 de julho, ao ciclo de exibições que vem mantendo nas últimas semanas, com filmes oriundos do projeto […]

sáb, 30/06/2007 - 18h35 | Do Portal do Governo

O Cinema da USP (Cinusp) dá continuidade, entre os dias 2 e 6 de julho, ao ciclo de exibições que vem mantendo nas últimas semanas, com filmes oriundos do projeto Programadora Brasil. A mostra que se inicia na segunda-feira tem o título Programadora Brasil: Cinema e Literatura e, como o próprio nome diz, terá como foco produções que relacionem esses dois universos.

Dois dos filmes que compõem a mostra são baseados em clássicos recentes da literatura brasileira. “Estorvo”, dirigido por Ruy Guerra, leva ao cinema o livro homônimo escrito por Chico Buarque na década de 1990, e “A hora da estrela” lembra o drama da personagem Macabéa que Clarice Lispector apresentou ao mundo em 1977.

Literatura  A relação entre literatura e cinema é freqüente e reinventa-se em cada produção. Há um sem-número de filmes inspirados em livros e também de livros inspirados por histórias contadas nas telas do cinema. No caso da literatura nacional, o cinema pode ser uma ferramenta para suscitar novos debates e provocar um olhar diferenciado sobre obras de conhecimento geral.

 No caso dos longa-metragens que integram a mostra Programadora Brasil: Cinema e Literatura, o coordenador de programação do Cinusp, Luiz Adriano Augusto ressalta ainda um outro ponto: “são filmes que, por suas características, têm pouca exibição, raramente entrarão na grade da programação de uma TV aberta. E ambos têm grande importância no contexto do cinema nacional”.

Além das obras consagradas por Chico Buarque e Clarice Lispector, a mostra inclui curta-metragens que fazem referência a contos, poemas e mesmo as trajetórias de vida de expoentes da literatura, como Paulo Leminski e Augusto dos Anjos.

Difusão

O projeto Programadora Brasil é uma iniciativa do Ministério da Cultura – por meio da Cinemateca Brasileira – e tem como principal objetivo ampliar a distribuição de filmes nacionais. Seu foco é o circuito não-comercial de cinema, com salas de exibição gratuita ou cineclubes.

O Cinusp integrou-se ao programa com a aquisição de 126 filmes, divididos em 37 DVDs distintos. A temática dos filmes, bem como sua metragem, é variável. A compra dos filmes dá direito ao Cinusp de exibi-los por dois anos.

Para Luiz Adriano Augusto, coordenador de produção do Cinusp, o Programadora Brasil é uma ferramenta das mais eficazes para a disseminação do cinema nacional. “Os DVDs e os direitos dos filmes são adquiridos por dois anos por um preço baixo, uma ajuda de custo. Comprar um filme tradicional é um processo bem mais caro”, aponta. Com isso, para o coordenador, torna-se mais fácil para cinemas de caráter não-comercial tenham acesso a produções relevantes.

Essa política, de acordo com Augusto, encaixa-se perfeitamente com os objetivos do Cinusp. “Uma das nossas metas é fazer a difusão do cinema brasileiro”, garante. E o coordenador acrescenta que as virtudes da mostra podem ir além da exibição dos filmes: “a pessoa que vier ao Cinusp, além de assistir ao filme exibido, receberá informações sobre o Programadora, tomará conhecimento do projeto. Assim o nome da iniciativa fica fortalecido, podendo despertar ainda mais interesse”, completa.

Serviço

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária, São Paulo. As sessões têm entrada franca. Mais informações pelo telefone (11) 3091-354 ou no site do Cinusp.

Olavo Soares

USP Online