Cinema: Casa Guilherme de Almeida realiza exibições gratuitas em junho

Equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado também promoverá debates gratuitos sobre os filmes

sáb, 11/05/2019 - 12h16 | Do Portal do Governo

A tradicional programação de cinema da Casa Guilherme de Almeida, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerenciado pela Poiesis, apresenta exibições e debates em junho.

Reflexões sobre as mudanças sociais brasileiras do século XX, isolamento e alienação serão trazidas à tona por meio dos olhares de Julio Calasso, Karim Aïnouz, Jim Jarmusch e Michelangelo Antonioni.

Atrações

No dia 8 de junho, às 15h, acontece na Sala Cinematographos a exibição do filme “Longo caminho da morte”, de Julio Calasso. Por meio da história de uma família de coronéis dona de terras para plantio de café, a produção de 1972 denuncia as mudanças da sociedade brasileira do século passado. No fim da sessão, o diretor conduzirá uma conversa sobre a obra com o público.

O projeto Cine Doppelgänger traz o tema Deserto Interior, no dia 15 de junho, às 14h. A partir da exibição de trechos dos longas “O céu de Suely” (2006), de Karim Aïnouz, e “Homem Morto” (1995), de Jim Jarmusch, o encontro propõe uma discussão sobre realidades de existências solitárias, seja em regiões do nordeste brasileiro ou no faroeste norte-americano.

Em 29 de junho, a partir das 10h, a Sessão Versátil apresenta uma Introdução ao Cinema de Michelangelo Antonioni. Primeira parte da trilogia sobre alienação e primeiro grande sucesso, “A Aventura” (1960) será ponto de partida para a discussão sobre a obra do diretor italiano.

SERVIÇO

Cinema e debate na Casa Guilherme de Almeida – Junho

Longo Caminho da Morte (1972), de Julio Calasso
Data e horário: 8 de junho (sábado), às 15h

Cine Doppelgänger: Deserto Interior
Data e horário: 15 de junho (sábado), das 14h às 18h

Sessão Versátil: Introdução ao Cinema de Michelangelo Antonioni
Data e horário: 29 de junho (sábado), das 10h às 18h

Local: Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Perdizes – São Paulo – SP
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br