Cinco mil escolas estaduais de São Paulo realizam autoavaliação nesta quarta-feira

Ação da Secretaria da Educação tem como objetivo reunir as equipes das unidades de ensino e famílias para traçar estratégias para o ano letivo em andamento

qua, 09/04/2014 - 14h42 | Do Portal do Governo

As cinco mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo, 2.166 delas na capital e Região Metropolitana de São Paulo, vão se mobilizar nesta quarta-feira, 9, para o “Dia D” de autoavaliação.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A ação da Secretaria da Educação acontece todos os anos e tem como objetivo fazer um balanço dos pontos positivos de cada escola, além de traçar estratégias para o ano letivo em andamento. Cada escola mobilizou uma equipe gestora responsável, além de professores, funcionários, alunos, famílias e comunidade escolar.

Os integrantes dos Conselhos de Escola e dos Grêmios Estudantis são figuras importantes para a avaliação. Segundo o levantamento feito pela Secretaria da Educação, 3.380 unidades de Ensino Médio possuem grêmios formados e foi apontado que a presença da agremiação é capaz de mudar a rotina das escolas.

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) estabeleceu quatro principais perguntas para as escolas fazerem na autoavaliação. São elas: Por que é importante avaliar a nossa escola? O que a comunidade espera da unidade de ensino? O que os professores querem e podem atingir com suas práticas pedagógicas? Como a gestão pode contribuir para que a escola alcance suas metas?

Por meio dos indicadores de aprendizado das escolas no “Dia D”, serão apontadas e definidas estratégias para mudanças ou aprimoramento das atividades desenvolvidas nas unidades de ensino. Os temas discutidos são as gestões pedagógica, recursos humanos, participativa, de recursos físicos e financeiros, além dos resultados educacionais do ensino e da aprendizagem.

Do Portal do Governo do Estado