Cidade de Botucatu recebe evento sobre imersão em empreendedorismo

Iniciativa ocorreu em julho, reuniu especialistas e contou com atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas

qui, 16/08/2018 - 17h31 | Do Portal do Governo

O Parque Tecnológico Botucatu, que tem apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizou, em julho, o Programa de Imersão, fase preparatória para o Desafio Empreenda Botucatu 2018. A iniciativa contou com atividades como palestras, mesas-redondas e oficinas.

O diretor-executivo do Parque, professor Carlos Alberto Costa, apresentou o Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Botucatu, município do interior paulista e que possui um campus da Unesp. O presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), José Alberto Sampaio Aranha, ministrou a palestra “A importância da Cultura Empreendedora no ambiente universitário e na sustentabilidade das cidades do futuro”.

Vale destacar que o gestor da Anprotec participa do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e do Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O palestrante mencionou as perspectivas de continuidade do processo de automação, com a substituição de homens por máquinas. De acordo com ele, a energia fóssil usada atualmente dará lugar ao modelo renovável.

Contudo, José Alberto Sampaio Aranha ponderou que a robotização não aumentará o desemprego, mas criará postos de trabalho. “Cada vez mais precisaremos de pensadores. Ocorrerá uma mudança estrutural das atividades. A busca por capital intelectual é que será o objetivo”, enfatiza.

Empreendedorismo

Uma mesa-redonda foi organizada para discutir temas como educação, ciência, empreendedorismo e inovação. O mediador foi o professor Rui Seabra Ferreira Júnior, diretor do Centro de Estudos e Venenos de Animais Peçonhentos (Cevap), da Unesp.

Em atividades foram voltadas às instituições integrantes do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Parque Tecnológico Botucatu, Henrique Teixeira, do Sebrae, coordenou um momento de reflexão sobre as ações realizadas em 2016 e 2017. “Pensar em como foi o trabalho das edições anteriores e levantar sugestões contribui para melhorar as atividades para os próximos anos”, ressalta.

Representante do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu no NEI, Luciana Fleuri afirmou que a iniciativa é muito importante, pois as grades atuais das aulas não incluem disciplinas de empreendedorismo. “Os alunos interagiram e receberam muito bem a aplicação das aulas. Eles sugeriram que plano de negócios fosse aplicado no início das aulas, para que pudessem orientar melhor a pesquisa de mercado”, avalia.

Já o docente Luiz Cláudio, do Instituto Toledo de Ensino (ITE) de Botucatu, palestrou sobre o tema “O Perfil do Empreendedor e Intraempreendedor”. O palestrante ressaltou que o foco maior das atividades que envolvem o assunto são os cidadãos. “Nós criamos produtos para pessoas. Então, para entender sobre empreendedorismo, é necessário entender a respeito de indivíduos. Atualmente, se a empresa não compreende o consumidor, está fadada ao fracasso”, reforça.

Competências

Professora da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) Botucatu, Letícia Negrisoli ministrou uma oficina com o tema “Mapeamento Pessoal e de Competências – Como identificar o perfil empreendedor”. A docente apresentou ferramentas que podem ser utilizadas com os alunos do Ensino Superior para o mapeamento de competências comportamentais.

“A aplicação das ferramentas nos permite identificar as competências profissionais já no início da vida universitário, para contribuirmos com a preparação dos alunos para o mercado. O movimento das universidades em se interessar por essas questões fornece um olhar mais amplo na formação do estudante”, diz.

Pelo terceiro ano consecutivo, o NEI do Parque Tecnológico Botucatu organiza o Desafio Empreenda Botucatu. A iniciativa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos empreendedores no ambiente acadêmico, além de auxiliar o aluno a transformar ideias em um modelo de negócio.