Ciclovia Rio Pinheiros: alternativa para lazer e deslocamento diário

Com 21,5 km de extensão, o espaço proporciona uma vida mais saudável aos usuários que transitam pela capital paulista

qui, 05/04/2018 - 9h57 | Do Portal do Governo

A ciclovia às margens do Rio Pinheiros, na capital paulista, recebe 48.600 ciclistas, em média, por mês. O espaço segue ao longo do trajeto dos trens que operam na Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e se destaca como um espaço de lazer e prática esportiva na capital paulista.

Com 21,5 km, a Ciclovia Rio Pinheiros apresenta uma alternativa para o deslocamento diário, proporcionando uma vida mais saudável. O funcionamento é das 5h30 às 18h30, inclusive em feriados. Na vigência do horário de verão, os períodos de abertura e fechamento são estendidos: das 5h às 19h30.

Existem seis acessos para o local:

– Na Av. Miguel Yunes, entre as estações Jurubatuba e Autódromo
– Na estação Jurubatuba
– Pela passarela da EMAE, que já existia, junto à estação Vila Olímpia
– Estação Santo Amaro
– Passarela Parque do Povo
– Ponte Cidade Universitária

Além disso, os ciclistas também tem à disposição seis pontos de apoio (Av. Miguel Yunes, Vila Olímpia, Santo Amaro, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré) com banheiro, bebedouro e atendimento.

O usuário também deve estar atento para evitar a aproximação e o contato com animais silvestres, como por exemplo, capivaras, frequentes no local. Seguranças da CPTM fazem a vigilância da ciclovia com bicicletas e viaturas.

Outros veículos autorizados em serviço podem trafegar na pista ao lado do Rio Pinheiros com velocidade limitada e procedimentos de cautela. Nessas situações, o ciclista deve utilizar apenas a pista ao lado das vias do trem da CPTM. Em caso de dúvidas, os cidadãos também podem consultar o Regulamento para Uso da Ciclovia Rio Pinheiros.