Ciclofaixa Rio Pinheiros: trecho é interditado entre Vila Olímpia e Villa-Lobos Jaguaré

CPTM promove retirada da lama e do lixo que invadiram o local após fortes chuvas; em dois pontos, o asfalto foi danificado

qui, 13/02/2020 - 11h26 | Do Portal do Governo

As fortes chuvas que atingiram a capital e a região metropolitana de São Paulo desde a última segunda-feira (10) afetaram a Ciclofaixa Rio Pinheiros, que teve que ser interditada entre as estações Vila Olímpia e Villa-Lobos – Jaguaré, na Linha 9-Esmeralda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A companhia está contratando uma empresa para remover toda a lama que invadiu a pista, localizada ao lado do Rio Pinheiros. Também há uma grande quantidade de lixo, que já está sendo retirada da pista e das laterais.

As maiores dificuldades, entretanto, acontecem entre as estações Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças e entre Pinheiros e Cidade Universitária, visto que o alto volume de água danificou o asfalto. A CPTM avalia os danos para definir como a recuperação da pista será feita, mas no momento não há prazo para reabertura do trecho.

A interdição é necessária para garantir a segurança dos ciclistas que utilizam o local. Vale lembrar que o trecho entre a Ponte João Dias e a estação Granja Julieta permanece interditado aos ciclistas para obras de um talude, de responsabilidade da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE). A previsão é de que estas obras sejam concluídas até o fim de fevereiro.

Pista provisória

Em função das obras da Linha 17-Ouro, realizada pelo Metrô, um trecho com cerca de 4,5 km da ciclofaixa Rio Pinheiros está interditado entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta.

Para atender os ciclistas, o Metrô implantou uma via alternativa do outro lado da marginal Pinheiros, com acesso pela Ponte Cidade Jardim e transposição pela Ponte João Dias.