CIC presta atendimento no projeto Jornada da Cidadania, na capital

Ao todo, foram três dias de serviços oferecidos pelo Centro de Integração da Cidadania, na zona sul de São Paulo

seg, 18/02/2019 - 14h29 | Do Portal do Governo

Programa da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) promoveu, neste sábado (16), mais um dia de atendimento da edição do projeto Jornada da Cidadania, realizada na Associação Pequeno Mestre, no Jardim Amália, na zona sul da capital.

A ação busca atender a população da comunidade Portelinha, vítima de um incêndio em 2 de fevereiro. O local, que fica entre os bairros do Jardim Gerivá, Parque do Engenho e Jardim das Rosas, foi atingida pelo fogo que destruiu pelo menos 50 barracos, deixando centenas de pessoas desabrigadas.

“Diante dessa situação, a pasta promoveu um trabalho de atendimento a essas famílias para a emissão de seus documentos essenciais, na Associação Pequeno Mestre”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Marcaretti.

“Estivemos em três dias para emitir essa nova documentação aos moradores, em parceria com o CIC Sul”, ressaltou o diretor do CIC Feitiço da Vila, Marcio Francisco do Santos. As atividades da Jornada da Cidadania também foram realizadas na quarta e quinta-feiras da última semana.

Serviços

A iniciativa ofereceu, gratuitamente, serviços de emissão de 2º via de certidão de nascimento, casamento e óbito, emissão da Carteira de Identidade (1º via para menores de 18 anos e 2º via), emissão de 2º via de CPF, foto 3×4 e orientação jurídica.

“Comigo, só restou o Cartão do Cidadão e um RG antigo”, relatou Valdir da Silva, morador da comunidade Portelinha, sobre o incêndio.

“Uma ação como essa da secretaria e do CIC nos ajuda no atendimento às famílias. Estamos a 800 metros dessa comunidade. São 113 famílias cadastradas e que necessitam desse aporte”, explicou o presidente da Associação Pequeno Mestre, Cezar Snyper.

As atividades foram realizadas com apoio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) e da Associação Pequeno Mestre.