CIC Guarulhos integra ação de cidadania voltada para os imigrantes

Atividades gratuitas buscam orientar os participantes sobre os direitos no Brasil, além das assessorias ao público

sáb, 25/05/2019 - 15h41 | Do Portal do Governo

Neste domingo (26), o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos participará, das 10h às 16h, de uma ação destinada aos imigrantes. Promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), recentemente inaugurado, o evento será realizado na sede da unidade (Estrada do Capão Bonito, 53 – Jardim Maria de Lourdes – Bairro Pimentas).

As atividades serão gratuitas. A iniciativa visa a orientar os imigrantes a respeito de seus direitos no Brasil, assegurando o exercício da plena cidadania e integração com o município. Os imigrantes contarão com orientação em regularização migratória e assessoria jurídica, trabalhista e cidadã.

Também serão oferecidas sessões de empreendedorismo, organizadas em parceria com a organização Presença da América Latina (PAL), e atividades lúdicas para crianças, por meio do projeto Tendas de Cidadania.

Iniciativa

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.