CIC Barra Funda recebe 1º Feirão do Emprego para Imigrante nesta quarta

Trata-se de um projeto-piloto que contará com palestras sobre como se comportar numa entrevista de emprego, entre outros serviços

qua, 24/06/2015 - 13h13 | Do Portal do Governo

Acontece nesta quarta-feira, 24, o 1º Feirão do Emprego para Imigrantes no CIC Barra Funda, próximo ao Metrô. A ação é fruto de uma parceria entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) localizado no Centro de Integração de Cidadania do Imigrante (CIC), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o projeto Sí, Yo Puedo, o coletivo Conviva Diferente e a Include Quality.

Trata-se de um projeto-piloto que contará com palestras sobre como se comportar numa entrevista de emprego, dicas para elaboração de currículo e direitos do trabalhador, além de intermediação de mão de obra e seleção para candidatos a partir dos 18 anos, com ensino médio concluído ou cursando.

De acordo com a Secretaria de Estado do Emprego, muitos falam, além da língua natal, pelo menos um segundo idioma, e há os que têm qualificação profissional mas sem validação do diploma, o que requer solicitação ao consulado do país de origem. Assim, pessoas com boa formação e experiência muitas vezes têm de executar serviços aquém de seus conhecimentos.

No PAT local, que funciona durante a semana, das 8h às 17h, são feitos de cinco a dez atendimentos por dia. Normalmente os imigrantes estão abrigados em albergues públicos, instituições, casas de familiares ou amigos, e chegam ao local pelo “boca a boca”, embora em outros PATs haja a orientação para que se dirijam ao CIC.

SERVIÇO
1º Feirão do Emprego para Imigrantes
Quarta-feira, 24, até 16h30
Local: CIC Barra Funda, (Rua Barra Funda, 1.020, próximo à estação do metrô)

Do Portal do Governo do Estado