Check-up inédito de homens na rede estadual começa neste sábado

21 ambulatórios médicos do governo do Estado farão plantão pra atender quem tem mais de 50 anos

sáb, 05/04/2014 - 9h02 | Do Portal do Governo

Neste sábado,5, os homens com mais de 50 anos que residem no Estado poderão participar de uma ação inédita de check-ups preventivos, nas áreas de cardiologia e urologia.21 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) estarão de plantão neste e nos demais sábados do ano (exceto feriados) recebendo pacientes com agendamento prévio.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O objetivo do programa “Filho que ama leva o pai no AME” é estimular que o homem verifique se sua saúde está em dia, de forma preventiva, mesmo que não sinta nada, ano sim, ano não. Por isso, 

Para participar, a pessoa deve ligar, no mÊs do seu aniversário, para o callcenter da Secretaria (0800-779-0000), que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e agenda o check-up no ambulatório mais próximo. Neste ano serão priorizados os homens que nasceram em ano par.

A prevenção é feita em duas etapas. No primeiro sábado, o homem recebe uma consulta de enfermagem, colhe sangue para exames e passa por aferição de peso, altura e risco cardíaco. No sábado seguinte, o paciente retorna para buscar o resultado dos exames e ser avaliado por um cardiologista e um urologista. Caso seja identificado qualquer problema, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento na rotina do próprio ambulatório, podendo, inclusive, ser encaminhado a outros especialistas se houver necessidade.

O programa funcionará aos sábados com o objetivo de estimular os homens a passarem pelo médico sem prejudicar a rotina de trabalho nos dias úteis. A ideia de envolver filhos, e até outros familiares, também faz parte da estratégia de convencimento da Secretaria para incentivar os homens a fazerem seus exames preventivos.

Pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade da pasta na capital, mostrou que 60% dos pacientes só buscam o médico quando já apresentam doenças em quadro avançado, o que torna os tratamentos mais difíceis e menos eficazes.

Do Portal do Governo do Estado