CGA reúne sociedade civil para 2ª reunião que investiga suposto cartel

Apurações estão em andamento e sociedade civil oferece seus conhecimentos para análise de documentos coletados

seg, 02/09/2013 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Corregedoria Geral da Administração (CGA) reuniu na sexta-feira, 30, pela segunda vez, o grupo externo de acompanhamento das apurações administrativas referentes às denúncias de suposto cartel por empresas privadas em licitações nos transportes.

– 
Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O encontro permitiu a análise de documentos de licitações feitas entre 1998 a 2008. “A interação com a sociedade civil por meio do grupo externo de acompanhamento tem oferecido elementos de grande valia para os nossos trabalhos, tanto com sugestões como também fortalecendo a nossa organização e prestação de contas. Essa ação tem não só propiciado transparência, mas também servido de uma colaboração efetiva para os trabalhos apuratórios”, comenta Gustavo Ungaro, presidente da Corregedoria Geral da Administração.

LEIA TAMBÉM
Movimento TranSParência faz primeira reunião sobre apuração de cartel

Vicente Bagnoli, da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), explica que “a decisão é sempre do Estado, o grupo só acompanha. É uma prestação de contas que o Estado está fazendo à sociedade civil e a sociedade civil acompanha; e quando acha oportuno sugerir alguma coisa, faz a sugestão”.

O grupo foi informado de que a CGA solicitou documentos complementares às companhias de transporte metroferroviário, assim como também já agendou reunião com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para obter maior compreensão, por parte do grupo de trabalho, dos elementos de engenharia que compõem a apuração. Entre outras atividades, também solicitou ao Ministério Público acesso aos autos de três inquéritos civis em andamento na instituição referentes a quatro contratos sob investigação.

Do Portal do Governo do Estado