Cetesb sedia evento sobre financiamento para políticas de mudanças climáticas

Ação foi organizada pelo Lab, que reúne investidores públicos e privados para enfrentar desafios ligados ao meio ambiente

qui, 07/11/2019 - 15h39 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Cetesb

Nesta terça-feira (5), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi sede do evento Lab (Global Innovation Lab for Climate Finance). O tema do evento na capital foi “Direcionando financiamento privado para ações climáticas no Brasil”.

“Quero salientar que o Governo do Estado, por meio da Cetesb, mantém suas portas abertas a iniciativas tão relevantes quanto esta”, salientou a presidente da companhia, Patrícia Iglecias, durante a abertura da iniciativa.

O Lab reúne mais de 60 investidores públicos e privados, que identificam, desenvolvem e lançam instrumentos financeiros para enfrentar as mudanças do clima. Desde 2014, a ação endossou 41 instrumentos, que mobilizaram, ao todo, quase US$ 2 bilhões.

Gestão

A gestão e a condução metodológica do Lab são feitas pelo Climate Policy Initiative (CPI), instituição americana sem fins lucrativos, com sede em San Francisco e liderada pela diretora-executiva, Barbara Buchner, também presente na abertura do evento.

Integram o Lab organizações como BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), IFC (International Finance Corporation), IFAD (International Fund for Agricultural Development), BNDES, Caixa Econômica Federal e banco Santander, entre outros.

Com apoio do governo alemão e do GIZ (agência alemã de cooperação internacional), o Lab inicia um novo ciclo do programa brasileiro para selecionar e desenvolver uma nova leva de instrumentos financeiros para implementação no País, com objetivo de canalizar investimentos privados em projetos que apoiarão o Brasil no cumprimento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC).

Esse é o terceiro ciclo desde 2016, quando o Lab chegou ao Brasil. A proposta é apresentar a estratégia para os próximos cinco anos e os planos para o país e a região. “Para a Cetesb, é uma oportunidade de conhecer melhor os instrumentos desenvolvidos pelo programa Lab no Brasil e participar das discussões sobre direcionamento estratégico para o novo ciclo de desenvolvimento de ideias”, acrescentou Patrícia Iglecias.