Cetesb realiza palestras e treinamento sobre gestão de produtos químicos

Eventos de capacitação foram promovidos em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde do Estado

seg, 18/11/2019 - 20h29 | Do Portal do Governo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), na qualidade de Centro Regional da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária, da Secretaria da Saúde do Estado (CVS/SES), promoveu um ciclo de palestras e treinamento sobre gestão de produtos químicos, com cooperação da Agência de Produtos Químicos da Suécia.

Os eventos foram realizados entre 4 e 8 de novembro, em São Paulo. No dia 4, a presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, recebeu especialistas da agência sueca: Lennnart Docks, gerente do Programa Internacional de Treinamentos; Mats Forkman, assessor da Unidade Internacional; e Cecília Westöö, assessora sênior da Unidade Internacional.

A presidente esteve acompanhada de Jorge Gouveia, gerente do Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional da Companhia; Rosimeire Molina, do Departamento de Cooperação Institucional e Internacional; e Lady Virginia Traldi Meneses, gerente da Divisão de Acordos Multilaterais (PDA).

Durante o encontro, potenciais atividades a serem desenvolvidas foram identificadas, assim como a possibilidade de cooperação direta entre a agência da Suécia e a Cetesb. Também foi realizado o seminário de “Políticas Integradas de Segurança Química e Gestão de Resíduos para Proteção da Saúde Coletiva”, com a participação dos especialistas europeus.

Foram abordados o tema da segurança química no contexto da Agenda sobre Desenvolvimento Sustentável – 2030, a visão geral sobre o controle de produtos químicos no Brasil, as estratégias na Suécia e as iniciativas paulistas no gerenciamento de produtos químicos e avaliação de risco.

Capacitação

Cerca de 170 profissionais, de órgãos de saúde, trabalho e meio ambiente, além de estudantes e pesquisadores das universidades, assim como representantes do setor industrial e da sociedade civil, participaram do seminário.

Como parte do programa de capacitação com a agência sueca, 35 profissionais de diversos segmentos e estudantes integraram o Treinamento Internacional sobre Desenvolvimento de Estratégias para o Gerenciamento Nacional de Produtos Químicos, promovido pela Companhia e Escola Superior Cetesb, no auditório do CVS, na capital.

De acordo com Lady Virginia, a Cetesb trabalha em cooperação com o órgão sueco e a Agência de Cooperação de Desenvolvimento Internacional da Suécia (Sida), de modo a fortalecer as capacidades institucionais, para a gestão adequada de produtos químicos dos países da América Latina e Caribe, em especial nos estados brasileiros.

Neste ano, a prioridade foi a capacitação de profissionais do Estado de São Paulo, com a parceria do CVS.