Cetesb promove capacitação para municípios da Baixada Santista

Conteúdo abordou a adaptação às mudanças climáticas e contou com a participação de representantes de nove prefeituras

qui, 14/11/2019 - 19h31 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira (11), a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, ressaltou a importância do envolvimento e ações dos municípios em relação à sustentabilidade, durante o curso de “Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos”, realizado na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM).

Fizeram parte do treinamento os membros das nove prefeituras litorâneas integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. Vale destacar que o litoral de São Paulo é uma região de alta vulnerabilidade às mudanças climáticas devido à concentração de população, ecossistemas e suscetibilidade aos riscos ambientais.

Estudos indicam a possibilidade de agravamento nas inundações costeiras causadas por um aumento anormal do nível do mar e ressacas na costa geradas por tempestades oceânicas. Por isso, a Baixada Santista foi escolhida para iniciar os treinamentos para os municípios do Estado.

Conforme explicou a gerente da Divisão de Mudanças Climáticas da Cetesb, Maria Fernanda Pelizzon Garcia, a iniciativa começou como um projeto que visava basicamente a uma publicação, porém evoluiu para uma capacitação. Futuramente, a experiência deverá ser replicada para outras regiões do Estado.

Cidades sustentáveis

Na ocasião, Patrícia Iglecias enfatizou o papel do poder público no assunto, seja ele estadual ou municipal. A dirigente lembrou que a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) relativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), de 2015, tem evoluído graças aos governos subnacionais.

A presidente da Cetesb também mencionou o ODS n° 17, que aborda a questão das parcerias. “Precisamos fazer o trabalho em conjunto, para termos cidades sustentáveis”. Patrícia Iglecias também destacou o papel da companhia e suas atribuições, projetos e programas, que podem contribuir para as prefeituras desempenharem as tarefas.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente (SIMA) também esteve presente, por meio da coordenadora de Assessoria Internacional, Jussara Carvalho, que também elogiou a iniciativa. “Hoje, em vez de mudanças climáticas, já falamos em ‘urgências climáticas’, pois estamos sofrendo com os efeitos das mudanças”, enfatiza.

A coordenadora lembrou a criação, neste ano, pela pasta, do Comitê de Integração de Políticas Globais de Desenvolvimento Sustentável, e o pioneirismo do Estado, com a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), instituída em novembro de 2009.